Programa Escola Aberta oferece oficinas de taekwondo, ballet e percussão
CARATINGA – As manhãs de sábado na Escola Estadual Menino Jesus de Praga são dedicadas às atividades esportivas, artísticas e culturais. Participando do Programa Escola Aberta desde maio de 2016, a instituição de ensino envolve estudantes, pais e moradores em oficinas de taekwondo, ballet e percussão. “É o momento em que os

Estudantes participam de oficina de ballet na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga(Foto: Arquivo escola)
nossos alunos e a comunidade vivenciam a escola de outra forma. Percebem que é um espaço deles, da cidade”, comenta a vice-diretora, Maria Laurieves.
As ações são desenvolvidas, voluntariamente, por um representante dos pais dos estudantes, que abre a escola e zela pelos materiais utilizados, além de três oficineiros. “Eles têm competências e habilidades específicas para ministrar as oficinas e, assim, estimular as potencialidades dos participantes”, afirma Laurieves.
Segundo a diretora, as oficinas de taekwondo, ballet e percussão modificaram o comportamento e contribuíram para o processo de formação individual, grupal e disciplinar dos integrantes. “São atividades que exigem concentração e isso refletiu no desempenho deles nas aulas. Os pais também relataram que os filhos, depois que iniciaram no projeto, tornaram-se mais organizados, disciplinados e respeitosos”, diz.
Normando Alves, coordenador das atividades e pai de dois estudantes – um menino de 7 anos, do 2º ano do Fundamental, e uma menina de 11 anos, que agora está no 6º ano do Fundamental -, compartilha do pensamento da vice-diretora. “Muitos garotos que tinham comportamento agressivo tornaram-se mais pacientes tanto com os professores e, principalmente, com os colegas”, afirma.
O coordenador acrescenta que as ações diversificam a rotina dos alunos. “A criança não quer só estudar, mas também brincar. É um momento para elas fazerem atividades diferentes e isso estimula o relacionamento e a integração com as pessoas”, comenta.
INTEGRAÇÃO
Além dos 792 estudantes, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, as atividades também são abertas à comunidade. “É uma aproximação dos moradores com a escola. Os vizinhos, os pais participam e acompanham seus filhos. É um momento de integração”, destaca Maria Laurieves.
Apaixonada por dança e por Matemática, Luana Martins, do 3º ano do Ensino Fundamental, encontrou no projeto uma oportunidade de continuar no ballet. “Eu tive que sair da outra escola em que dançava, mas não queria parar de fazer ballet. Então, meus pais me colocaram aqui e fizeram minha inscrição na oficina. O que eu mais gosto é de estar com meus amigos e com a minha professora”, relata.
Direcionada aos alunos do 1º e 2º anos do Fundamental, a oficina de Taekwondo foi uma das mais concorridas, com número de inscritos superando o de vagas, e os participantes, selecionados por meio de sorteio. “Eu amo lutar. Gosto de ir pra escola no final de semana, pois é mais um dia pra brincar com os meus amiguinhos”, conta Alicia Ferreira, 8 anos. Participaram da atividade 50 estudantes.
Com as oficinas de percussão, a Escola Estadual Menino Jesus de Praga retomou as atividades da Banda Fanfarra e participou de eventos realizados na cidade, como o desfile de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. “Além de melhorar a autoestima do educando, o projeto também estimula o surgimento de novos talentos artísticos. Eles descobrem alguns dons e até sonham em ser músicos, dançarinos e atletas”, explica Laurieves, acrescentando que os jovens também se apresentam em eventos promovidos pela própria escola.
A banda também esteve presente em passeatas de combate à dengue e sobre o respeito às leis de trânsito, além de Festival de Ballet, realizado em parceria com uma academia de dança da cidade e reuniu 40 estudantes da escola. “Esses eventos são legais, pois todo mundo olha e aplaude a gente. Apesar do nervosismo, eu gostei de tocar para muitas pessoas”, conta a percussionista da Fanfarra, Tainá Rocha, aluna do 5 º ano.
Fonte: Assessoria Secretaria de Estado de Educação MG