ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

Aulas de informática fazem parte do projeto

Programa social está com inscrições abertas para pessoas a partir de 60 anos de idade

CARATINGA- O Programa Viver- Envelhecimento ativo e saudável tem como objetivo estimular a pessoa idosa a se manter ativa, mentalmente e fisicamente, a fim de evitar o surgimento de doenças como depressão, Alzheimer, entre outras. Em Caratinga, mais uma turma está sendo formada e estão abertas inscrições.

De acordo com o chefe de Projetos Sociais Ícaro Freitas, a equipe trabalha alguns eixos, sendo eles: inclusão digital, saúde, educação e mobilidade física. “Temos uma parceria do Governo Federal, com objetivo de estimularem as pessoas idosas a se manterem ativas, tanto mentalmente quanto fisicamente. Trabalhamos com alguns eixos disponibilizados pela coordenadoria geral de Brasília, para que as pessoas idosas possam se manter de forma mais saudável com qualidade de vida”.

Os benefícios do projeto são destacados pelos próprios alunos. Zilda Rossinol afirma que o projeto tem sido positivo, pois, possibilitou que os idosos saíssem de dentro de casa. “Eles estavam quase entrando em depressão, porque a nossa terceira idade acabou. Ai de nós se não fosse esse projeto, estaríamos presos dentro de casa sem fazer nada, sofrendo, aguentando certas coisas que às vezes não precisa o idoso aguentar, mas, que é muito difícil viver dentro de uma casa é. E esse projeto nos libertou”.

Miguel Lourenço também destaca os aprendizados com o curso de informática, o que tem lhe auxiliado nos estudos.

“Está sendo de grande valia, porque através dele, da atenção, da paciência e boa vontade do nosso professor, ninguém vai sair daqui do jeito que chegou. Eu, por exemplo, estou preparando para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), como já fiz uma prova e fui aprovado, mas, através deste curso estou conseguindo estudar em casa, no meu computador. É um aprendizado muito bom, está perdendo quem não está participando. Convido as pessoas de mais de 60 anos que não percam essa oportunidade. Aprender nunca é demais”.

Magna Gomes, coordenadora social, explica que pessoas a partir de 60 anos que tiverem interesse em participar da próxima turma podem realizar a inscrição até de 14 de abril, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Rua João Pinheiro, número 271).

Para isso, é preciso levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso, aquelas pessoas que fazem uso de medicamento diário devem levar a receita.  “Contamos com os interessados para procurarem a Secretaria de Desenvolvimento Social, 271, O horário de atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Procurar na recepção da Secretaria a Claudiana, que está responsável por essas inscrições”, finaliza Magna.