“O investimento deve ser constante em monitoramento”, afirma cientista da computação
Uma pesquisa da Pew Research revelou que 51% dos especialistas do setor de tecnologia acreditam que o desenvolvimento acelerado da tecnologia irá dificultar consideravelmente o controle das “fake news”, notícias falsas que são compartilhadas na internet.
Já o estudo ‘Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil’, da elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, registra como robôs ou bots (perfis falsos presentes em mídias sociais) são capazes de distribuir, em escala industrial, mensagens pré-programadas, concluindo que contas automatizadas motivam até 20% de debates em apoio a políticos no Twitter. A pesquisa mostra que partidários de todos os espectros políticos têm usado esse tipo de tecnologia.
Tamanha a repercussão deste assunto, as empresas estão se preparando para ter mais segurança e se manter longe da avalanche de boatos, que podem prejudicar a sua reputação. Para falar sobre o assunto, o DIÁRIO traz entrevista com Jacson Tiola, cientista da computação, especialista em Inovação e Marketing Digital. Ele faz um alerta: “Usada para o bem, a internet abre muitas portas”.
As fake news são um fenômeno recente ou sempre existiram e ganharam força com as redes sociais?
Acredito que de alguma maneira sempre houve a tentativa de se manipular as informações fornecidas ao público, mas com a popularização da tecnologia e acesso às redes sociais fizeram com que isso tomasse uma proporção ainda maior na nossa realidade atual.
É verdade que as informações falsas são disseminadas mais rápido e têm um alcance bem maior do que as verdadeiras?
Sim, as pessoas têm predisposição para compartilhar algo que elas acham que impactam a elas próprias e outras pessoas, e de certa forma essas notícias buscam mexer com o emocional, sempre conectando a algo que gera algum tipo de impacto coletivo.
O senhor acredita que as fake news têm solução ou a tecnologia se desenvolve mais rápido do que as estratégias de contenção deste fenômeno?
Tanto o Facebook, Google e outras plataformas vêm investindo muito para conter as fake news, pois é algo que pode de alguma maneira mudar o rumo de muitas histórias, pessoas, empresas e um país inteiro, principalmente em um ano onde temos eleições e as redes sociais são o principal palco para essas discussões e compartilhamento de informações. Pelo Brasil já se vê algumas ações que já foram detectadas pela polícia federal, e esse empenho da polícia é fundamental para que haja um controle da disseminação do fake news.
Como as empresas e grandes sites devem se preparar para evitar que sejam vítimas ou alvo de notícias falsas?
O investimento deve ser constante em monitoramento, pois é preciso identificar os focos de discussões em cima de notícias falsas que são compartilhadas com o objetivo de iludir a opinião pública num geral. E principalmente tratar com profissionalismo a criação e divulgação de conteúdos na internet, pois usada para o bem, a internet abre muitas portas.
Quais são as dicas para não cair nas fake news?
Primeiramente, sempre checar a fonte da informação e também verificar a autenticidade dos fatos. E é muito importante que todos se policiem para não compartilhar algo que você não tenha certeza, verifique sempre a informação antes de compartilhar, pois essa atitude pode prejudicar muitas pessoas.