Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas. Colisões aconteceram em Santa Bárbara do Leste e na ‘gruta da Santinha’
SANTA BÁRBARA DO LESTE/CARATINGA – O domingo (2) foi marcado por acidentes na BR-116. Foram registradas duas colisões, sendo que uma pessoa morreu em batida nas proximidades da ‘gruta da Santinha’ e outra ficou ferida neste mesmo acidente. Já em Santa Bárbara do Leste, um motorista foi socorrido a UPA.

Santa Bárbara do Leste
O primeiro acidente foi registrado por volta das 5h. O motorista Leonardo Rodrigues Chaves, 33 anos, ficou ferido. Ele dirigia um Gol, placas de Raul Soares, que colidiu contra uma carreta, placas de Vieiras (MG). A batida aconteceu no km 552 da BR-116, em Santa Bárbara do Leste. O choque foi tão violento que o motor do automóvel foi arrancado e a carreta tombou na pista. Leonardo foi socorrido pelos bombeiros civis Anjos de Resgate e levado pelos bombeiros militares para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Caratinga. Elcimar Pascoal, 36, motorista da carreta, não se feriu.
O bombeiro civil Fernando Martins contou que apenas Leonardo estava no Gol, que seguia sentido Caratinga/Santa Bárbara do Leste. Fernando disse que a vítima estava consciente e reclamava de dores na perna direita e no tórax.
O carreteiro Elcimar contou sua versão para o acidente. Ele tinha saído de Juiz de Fora e tinha como destino o estado do Piauí. Elcimar relatou que parou em Santa Bárbara do Leste para dormir. “Saí às 5h e deparei com o carro descendo. Ele jogou para a contramão de direção no acostamento e eu reduzi, achando que ele ia entrar para a mão da direita. Quando eu estava chegando perto dele (Gol), ele puxou para a mão dele de volta. Mas, como já estava comigo e batendo já, não deu tempo de ele tirar não. Aí ele bateu de frente com a carreta”.
As causas do acidente serão apuradas. A Polícia Rodoviária Federal fez o registro desta ocorrência.

Gruta da Santinha
O outro acidente foi registrado no km 520 da BR-116, trecho conhecido como ‘gruta da Santinha’, entre Caratinga e Ubaporanga. Alan Chaves Azevedo, 20 anos, condutor do Gol, placas de Inhapim, morreu preso às ferragens. O passageiro Marlon Henrique de Oliveira, 21, ficou ferido e foi levado pelos bombeiros militares para UPA. Esse acidente também envolveu um automóvel e uma carreta. O motorista da carreta, Anderson Nogueira de Melo, 47, escapou ileso.
Conforme sargento BM Rocha, foi uma colisão frontal, sendo necessário usar o aparelho desencarcerador para cortar a lataria do Gol. “Uma das vítimas sofreu traumatismo crânio-encefálico e estava presa às ferragens. Nós retiramos a vítima com o método de desencarceração, usando técnicas de salvamento veicular, e a encaminhamos para a UPA 24 horas. O condutor do veículo, infelizmente, com a chegada da guarnição, já estava sem sinais vitais”.

O carreteiro Anderson conversou com a PRF e relatou que o automóvel teria invadido a contramão. O carreteiro contou que tentou desviar, jogando para o acostamento, mas, infelizmente, não conseguiu evitar esse acidente fatal.
O PRF Luiz Tarcízio falou sobre a colisão. Conforme ele, pelos vestígios encontrados e danos causados aos veículos, “tudo indica que o automóvel invadiu a contramão e colidiu frontalmente com a carreta. Mas a gente ainda está fazendo a perícia e os levantamentos para termos uma definição da responsabilidade do acidente”.
Um laudo pericial irá apontar as causas do acidente. O corpo de Alan foi velado na casa de seus familiares, no córrego do Taquaral, zona rural de Inhapim. O sepultamento aconteceu na manhã de ontem, no cemitério desta localidade.