Regional: A chapa vai esquentar
Indiscutivelmente o Campeonato Regional deste ano esta com um nível técnico muito melhor que nos anteriores. O melhor exemplo disso é o equilíbrio demonstrado nos dois jogos da semifinal. Mesmo tendo elencos mais recheados de opções e teoricamente um poder financeiro melhor que seus adversários, Caratinga e Limoeiro não encontraram moleza diante de Santa Cruz e Amatonense. No confronto Caratinga x Santa Cruz, a vantagem de poder empatar para se classificar não pode ser desprezada a favor do Dragão. Porém, o resultado de vitória domingo passado não foi justo se olharmos o volume de jogo das duas equipes. Por isso, acredito que ainda esta tudo em aberto. Entretanto, o Gorila terá que repetir a boa atuação que teve, apesar da derrota, para inverter a vantagem rubro-negra.
No outro confronto vejo também um grande equilíbrio. O empate em 1 a 1 no primeiro encontro no Estádio do Carmo deixa a vaga em aberto. Apesar de reforços de peso, elenco recheado de opções para o treinador, isso não se traduziu em grande vantagem domingo passado. O argumento que o campo prejudica a equipe mais técnica até tem seu fundo de verdade. Porém, não se pode tirar os méritos da Amatonense que mereceu o gol de empate. Neste domingo (15), em Bom Jesus do Galho, será o tira-teima. Campo bom, espaço para jogar e sem pressão de torcida. Não tem como apontar um grande favorito.
Mineiros planejando 2016
Com a vaga praticamente assegurada na série A em 2016 o América terá que fazer um planejamento ainda melhor. Afinal, na elite as coisas são mais difíceis. Além disso, negociar a manutenção dos principais destaques da equipe será um grande desafio.
O Cruzeiro que ainda sonha com G4 para disputar a Libertadoresno ano que vem, não pode ficar na dependência disso para seu planejamento. A diretoria esta apostando num mercado apenas morno, quer dizer, sem tantas negociações. Por isso espera contratar pouco. Até aí tudo bem. Afinal, não é o número de contratações que faz um time campeão e sim a qualidade. Além disso, alguns jogadores que estão emprestados podem servir para Mano Menezes montar seu grupo.
No Atlético a situação não é muito diferente. Mas, tendo a Libertadores pela quarta vez consecutiva pela frente, já aprendeu que quantidade e qualidade precisam andar juntos quando se tem uma temporada cheia como 2016. Por isso, osR$ 16 milhões que o clube pretende aplicar em contratações precisam ser muito bem utilizados. Acho que a manutenção de Levir Culpi no comando é o primeiro passo.
Z4 cada vez mais apertado
Olhando para a tabela dos habitantes do Z4 do Brasileirão, vejo a situação do Joinville como definida. Não enxergo força de reação no time para esse momento. Somando apenas 31 pontos, acho que não dá mais para escapar. Os demais, Vasco com 33 pontos, Coritiba 34, e Goiás, também 34, ainda tem alguma chance. Goiás e Coritiba fazem uma partida de desesperados na próxima rodada. Quem vencer praticamente rebaixa o outro. Embora não esteja na zona, mesma situação de Avaí diante do Joinville. Já o Vasco terá o Corinthians pela frente. Lembrando que matematicamente o Timão ainda não conquistou o título. Jogo encarado como “final” por ambos. Por tudo isso, acredito que só o tricolor catarinense já caiu.
Rogério Silva
Leia mais comentários acessando o site: www.diariodecaratinga.com.br