CARATINGA – No último sábado, 8 de maio, o pátio das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) foi tomado por uma série de mostras de trabalhos de alunos, que lançaram mão de muita criatividade para reproduzir por meio de maquetes e diversos experimentos a necessidade de preservação dos recursos naturais, bem como o uso consciente da água.
Há um trimestre, os professores vêm trabalhando a temática ambiental com os alunos; a feira foi a culminância das atividades, com a apresentação dos trabalhos relacionados aos conteúdos apreendidos em sala de aula.
Segundo a diretora do Colégio Integrado de Caratinga, Áurea Colares Leitão, a ideia de trabalhar os conteúdos surgiu por meio dos professores de Geografia. Não demorou muito para que a iniciativa ganhasse adesão de toda a escola. Os pais também se engajaram participando da construção de maquetes e projetos juntamente com os estudantes. “O projeto em si tem por objetivo conscientizar alunos, pais e comunidade quanto ao uso racional da água, energia e suas formas adequadas de uso”, destaca.
O projeto, intitulado “Água, ecologia e meio ambiente: a importância para as nossas vidas” visa ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água. Além disso, permite que os estudantes possam perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social. A iniciativa permite ainda, adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica.
Para o diretor de Relações Institucionais da Rede de Ensino Doctum, Alexandre Leitão, “é como muita alegria que a instituição abre as portas para receber as famílias dos alunos para uma apresentação de alta qualidade e tão pertinente no cenário atual. Há 75 anos o Colégio Caratinga vem ensinando com excelência e sempre está atento em dialogar as famílias acerca de temas tão importantes”, ressalta.
Entre os trabalhos apresentados pelos alunos estavam maquetes e pôsteres sobre aquecimento global – explicados com esmero pelos alunos do terceiro ano, que também demonstraram o fenômeno por meio de experimentos. Chamava a atenção dos visitantes a riqueza de detalhes nas maquetes, as quais reproduziam usinas nucleares, termoelétricas e hidrelétricas. Até a miniatura de um monjolo foi reproduzida com a ajuda de um avô de um aluno, especialmente para a ocasião.
E para finalizar o evento, o público foi presenteado com apresentações, que iam desde paródias contendo letras de temas ambientais, até performances de dança e um teatro ecológico, estrelado por alunos dos sexto, sétimo e oitavo anos.