CARATINGA – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta terça-feira (9), o repasse de mais de R$ 2,8 milhões a três cidades do País afetadas por desastres, dentre elas Caratinga.
Em Minas Gerais, Caratinga, que foi atingida por fortes chuvas, vai contar com R$ 761 mil para a reconstrução de ponte sobre o Córrego do Veadão, no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, além de estabilização de encosta, desobstrução de via, desassoreamento de córrego e retirada de escombros do leito do rio.
A PONTE
A ponte teve sua estrutura totalmente destruída devido às fortes chuvas ocorridas no dia 10 de janeiro de 2022. “A enchente da calha do córrego provocou o solapamento das duas extremidades da ponte, rompendo suas estruturas de ligação com o centro e danificando também essa estrutura”.
O relatório elaborado pelo Departamento de Defesa Civil demonstrou a situação da ponte, os moradores da localidade utilizaram de um recurso improvisado, com madeira na estrutura superior, também conhecido como tabuleiro, para tráfego de pedestres. As estruturas simples de madeira foram utilizadas para ligação da estrutura central com as vias de acesso com passagem essa apenas para pessoas e animais.
“Essas estruturas de madeira se diferem totalmente dos componentes estruturais do apoio da ponte, feita em concreto armado na estrutura superior e estruturas metálicas na mesoestrutura, que não garante segurança estrutural devida à ausência de estabilidade causada pelos danos sofridos e o recalque apresentado”, destacou a Defesa Civil.
202 pessoas da localidade foram diretamente atingidas, com prejuízo ao tráfego de produtores rurais, agricultura e pecuária, como também insumos.
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
- Dano as duas extremidades da ponte do Veadão, que será reconstruída, sendo o trecho ainda existente com danos estruturais, rachaduras e recalque