CARATINGA – Na noite desta terça-feira (17), uma ocorrência registrada na Rua Hilda Coelho Guimarães, no Bairro Rodoviários, chamou atenção dos policiais militares. Um caminhão, que mais parecia uma ‘arca de Noé’, foi abordado e os policiais apreenderam cabritos, mulas, pavões, perus, papagaios e até jabutis. O motorista Roberto Roque dos Santos, 53 anos, acabou preso acusado de maus tratos e transporte ilegal de animais.
Roberto dos Santos saiu de Vitória da Conquista, na Bahia, e tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro. A Polícia de Meio Ambiente chegou até o veículo depois que o motorista descarregou 45 cabritos na casa de um comerciante, na Rua Hilda Coelho Guimarães, no Bairro Santa Zita. Vizinhos perceberam que o caminhão escondia outros tipos de animais e ligaram para a polícia. Questionado, o comerciante Mário Bonfim, que adquiriu os cabritos, disse que não sabia que havia animais sendo transportados de forma irregular no caminhão. “Sei que trabalha com venda e transporte de carneiro. Não era de meu conhecimento que ele (Roberto) mexesse com esse tipo de transporte. Foi uma surpresa muito desagradável”, disse o comerciante Mário Bonfim.
Aos policiais, Roberto Roque dos Santos contou que recebeu a quantia de 500 reais para transportar essa carga.
Os jabutis foram levados para o sítio “Joãozinho da Matinha”. Eles estavam escondidos dentro de sete sacos de náilon. Um jabuti não resistiu e morreu esmagado pelos demais.
O caminhoneiro já tem passagem pela polícia. Roberto irá responder pelo crime de maus tratos e transporte ilegal de animais silvestres. Foi arbitrada fiança no valor de 5 mil reais.