Funec-Casu realiza 2ª Jornada da Qualidade e Segurança do Paciente

Protocolo de prevenção de quedas hospitalar apresentado pela fisioterapeuta Michele Barros

Como novidade da 2ª jornada, o CASU – Centro de Assistência à Saúde UNEC instituiu o sétimo Protocolo denominado “Comunicação Efetiva”

Protocolo de prevenção de quedas hospitalar apresentado pela fisioterapeuta Michele Barros

CARATINGA – A Funec – Fundação Educacional de Caratinga, realizou, por meio do CASU – Centro de Assistência à Saúde UNEC, a 2ª Jornada da Qualidade e

Segurança do Paciente para profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. O encontro foi realizado no Auditório do Campus II do UNEC, no Bairro das Graças na tarde de sábado (30/9) e contou com a participação de dezenas de profissionais de Saúde e acadêmicos do UNEC.

De acordo com a enfermeira do Setor de Gestão de Qualidade do Casu, Naara Maia, organizadora do evento, o encontro teve o objetivo de promover a segurança dos pacientes de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013. “O PNSP contribui para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. O CASU realiza essa capacitação pelo segundo ano consecutivo. Trata-se de palestras abertas aos estudantes da área da Saúde, mas o evento é destinado especialmente aos funcionários da Instituição. É a oportunidade de estarmos apresentando o 7º Protocolo denominado “Comunicação Efetiva” e é, também, um momento muito importante de integração entre os participantes porque é de interesse multiprofissional”.

Para apresentar o Protocolo de Cirurgia Segura, foi convidada a enfermeira Rhakell Machado Veras, uma das responsáveis pela implantação Bloco Cirúrgico do Hospital CASU. “Eventos como esse são muito importantes para a atualização das equipes de profissionais de saúde, pois vêm sempre para somar conhecimentos, atualizar, trazer novos

protocolos e trazer, também, excelência aos serviços do Hospital CASU”.

Organizadora Naara Maia e Luanne Maria Salles, que apresentou dois Protocolos de higienização das mãos e de Comunicação efetiva

Foram realizadas as seguintes palestras: Protocolo de Cirurgia Segura (Rhakell Machado Veras), Protocolo de identificação do paciente (Guilherme Silva Marques), Protocolo de prevenção de quedas hospitalar (Michele Barros), Protocolo de prevenção de lesão por pressão (Wendel José Teixeira Costa), Protocolo de higienização das mãos e Protocolo de Comunicação efetiva (Luanne Maria Salles) e Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos (Charlyse C. Laignier Carvalho).

O 7º Protocolo “Comunicação Efetiva”

De acordo com Naara Maia, o CASU tem instituído e em pleno funcionamento seis protocolos básicos da segurança a um ano. “A Segurança é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e ela tem adquirido grande importância em todo o mundo, pois é igualmente de grande importância para os pacientes, famílias, gestores da Saúde. Como novidade a 2ª jornada do CASU está trazendo o sétimo protocolo com o objetivo de estar cada vez mais promovendo a segurança dos pacientes”.

Preocupação da Organização Mundial de Saúde

Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstrando preocupação com a situação, criou a World Alliance for Patient Safety (Aliança Mundial pela Segurança do Paciente) que tem como objetivos organizar os conceitos e as definições sobre segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e diminuir os eventos adversos.

As ações do PNSP articulam-se com os objetivos da Aliança Mundial e comtemplam demais políticas de saúde para somar esforços aos cuidados em redes de atenção à saúde.