CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga e a RELBA (Rede Leste de Bancos de Alimentos) realizaram o grande encontro de Bancos de Alimentos em Caratinga. O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira (19) no Salão de Eventos do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga e contou com a participação de representantes dos nove membros titulares da Rede Leste, composta por Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Piedade de Caratinga, Entre Folhas, Vargem Alegre, Ubaporanga, Engenheiro Caldas e Itabira. Participaram, também, outros municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, além de órgãos e entidades que trabalham com a segurança alimentar e nutricional como o SESC (Serviço Social do Comércio) que, por meio do Programa Mesa Brasil estará assinando um Termo de Cooperação Técnica com REDE para fins de captação de alimentos e treinamento de manipuladores de alimentos e para discussões sobre segurança alimentar e oportunidades de comercialização.
PARTICIPAÇÕES
Os principais objetivos da reunião da Rede Leste de Bancos de Alimentos em Caratinga foram a discussão de assuntos relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional, à organização da agricultura familiar e à comercialização da agricultura familiar para mercados institucionais como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), dentre outros.
O prefeito Marco Antônio participou da abertura da reunião dando as boas vindas aos visitantes e representantes dos demais municípios e agradeceu, em especial, aos palestrantes, o representante do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) de Brasília, Marcelo Henrique Maria e a engenheira Agrônoma do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, Maria Isabela Terra, de Belo Horizonte.
O prefeito explicou que a Prefeitura de Caratinga apoia a Rede Leste de Bancos de Alimentos porque é um projeto para a região. “Entendemos que, com este apoio logístico à RELBA, o nosso município está colaborando para desenvolver mais a agricultura familiar e, também, servindo de exemplo para os municípios que ainda não aderiram a esta nova ideia da Rede. Em nome da Prefeitura de Caratinga agradeço a presença de todos, sejam bem vindos à nossa cidade e voltem mais vezes para novos momentos como este, para trocas de experiência e para união conjunta em lutas”.
O secretário interino de Agronegócios, Juarez Júnior da Silveira, deu boas vindas aos visitantes e explicou que os municípios que fazem parte da RELBA encontraram um objetivo comum às suas necessidades que é o fortalecimento dos Bancos de Alimentos. “Apoiamos este encontro em Caratinga porque os demais municípios participantes da Rede que busca formas de garantir a segurança alimentar e nutricional e o crescimento da agricultura familiar precisam de apoios. Quem colabora diretamente para o desenvolvimento econômico dos municípios, como a RELBA merece receber ajuda e aplausos”, salientou.
AS PALESTRAS
O representante do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome), Marcelo Henrique abriu uma discussão sobre o futuro da Rede de Bancos de Alimentos no Brasil e o papel do Banco de Alimentos como forma de minimização das desigualdades sociais além de seu papel no combate ao desperdício de alimentos.
A palestrante Maria Isabela Terra falou sobre os avanços e desafios da Lei 11.947 de 2009 que implantou a compra da agricultura familiar para a merenda escolar e sobre outros programas do Governo Federal de do Governo Estadual que beneficiam o homem do campo.
A palestrante esclareceu sobre o Selo do SIPF criado pelo MDA para identificar os produtos oriundos da agricultura familiar. “Outro programa que o Governo Federal está implantando no Brasil é o “Arca das Letras”, uma biblioteca móvel levando mais educação e plantando bibliotecas, semeando a leitura, colhendo futuros no Brasil rural”.
A diretora-presidente do Centro Espírita Bezerra de Menezes, Ana Bastos, fez um depoimento sobre a ajuda que a instituição recebe por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Atendemos a 200 famílias com o apoio do Programa. São pelo menos 400 pessoas alimentadas. Por meio da RELBA receberemos capacitação para melhorar a distribuição desta doação. Nossa ajuda às famílias têm três dimensões: alimento, economia e saúde. Só temos motivos para agradecer”, enfatizou.
1ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
Outro evento promovido pela RELBA em Caratinga, durante o encontro de Bancos de Alimentos em Caratinga, foi a 1ª Exposição Regional da Agricultura Familiar. “Contamos com o apoio dos nove membros titulares da Rede Leste para a realização da mostra”, explicou a diretora de Abastecimento da Secretaria de Agronegócios da Prefeitura de Caratinga, Ilahene Maria Batista, que participou da montagem da mostra. “Em nome da Prefeitura de Caratinga e da Secretaria de Agronegócios agradeço a participação de todos. Em especial agradecemos à secretária de Agricultura do município de Entre Folhas, Giovania Santos, que colaborou para que realizássemos um belo trabalho de decoração na Casa Ziraldo de Cultura, preparando esta bonita exposição de alimentos e produtos agrícolas”.
Eunice Margarida de Souza Vieira, de 39 anos é presidente da Associação de Produtores Rurais do Córrego do Alto Laje e participou apresentando produtos que cultiva e peças de artesanato que produz. “Trouxemos uma mostra de verduras que roduzimos e que vendemos ao PAA e também trouxemos as bonecas de bucha vegetal e de fibra de bananeira que confecciono para decoração. Estou muito satisfeita por ter sido convidada a participar. As peças artesanais estão sendo bastante elogiadas. Este encontro em Caratinga está sendo um grande sucesso”.
Vera Lúcia Soares Gusmão de Oliveira, de 63 anos, é moradora do Córrego do Rio Claro, no distrito de Santa Luzia participou da exposição apresentando os doces caseiros que produz. “Quando comecei precisei pegar uma panela emprestada para fazer o doce de banana, mas não deixei as dificuldades me vencer. Continuei firme, participei de cursos e graças a Deus hoje a produção de doces nos dá um bom rendimento todos os meses”.
Ilahene agradeceu, também, aos parceiros. “Ao IBIO (Instituto Bio Atlântica) e à EMATER- MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e às associações rurais, que são nossos parceiros na Prefeitura e na RELBA, agradecemos pelo empenho na organização deste evento”.