CARATINGA – No período de 27/1 a 10/2, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Desacelera 2025, uma ação estratégica de segurança viária, em diversas regiões de Minas Gerais. As atividades priorizam as fiscalizações de velocidade e alcoolemia, fatores que mais contribuem para a gravidade dos acidentes.
Minas Gerais, que possui uma das maiores malhas rodoviárias federais do país, registrou 2.667 sinistros graves em 2024, destacando-se entre os estados com maior número de acidentes. Com base em dados estatísticos, a PRF identificou os trechos mais críticos para direcionar ações de fiscalização intensiva e conscientização de condutores.
Na região de Caratinga, o trecho que possui maior índice de acidentes é do KM 510 ao KM 540 da BR-116, que é de Ubaporanga a Santa Bárbara do Leste.
De acordo com o inspetor Fernando César, a operação foi um sucesso, onde os objetivos propostos foram alcançados na região e principalmente no estado de Minas.
Na 6ª Delegacia da PRF, que abrange a região de Governador Valadares, Caratinga e Manhuaçu, durante o período da operação, 4.535 veículos foram fiscalizados, além de 4.849 pessoas.
Foram realizados 3.971 testes de bafômetro, 1.676 motos foram abordadas e fiscalizadas, assim como 103 ônibus. “O objetivo principal da operação foi a redução de acidentes com mortos e feridos, e nos trechos fiscalizados tivemos redução significativa desses números”, afirmou o inspetor da PRF.
DADOS DA OPERAÇÃO
Nas tabelas abaixo é possível conferir todos os números da operação.
- Na região de Caratinga, o trecho que possui maior índice de acidentes é do KM 510 ao KM 540 da BR-116, que é de Ubaporanga a Santa Bárbara do Leste
- O inspetor Fernando César destaca que a operação foi um sucesso (Foto: Arquivo)
- Na 6ª Delegacia da PRF, que abrange a região de Governador Valadares, Caratinga e Manhuaçu, durante o período da operação, 4.535 veículos foram fiscalizados, além de 4.849 pessoas