Presidente do TJMG recebe visita de comitiva da Comarca de Caratinga

Comitiva da Comarca de Caratinga foi recebida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Na reunião, títulos de cidadania honorária foram entregues a desembargadores do Tribunal

 

CARATINGA – Uma comitiva da Comarca de Caratinga foi recebida, nesta quinta-feira (12), pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior. O encontro tratou de informações referentes à prestação jurisdicional da região e contou, ainda, com a entrega de títulos de cidadania honorária de Caratinga a desembargadores do TJMG.

A comitiva foi formada pelo juiz da 2ª Vara Criminal e da Juventude e diretor do Foro da Comarca de Caratinga, Jorge Arbex Bueno; pelo juiz da 3ª Vara Cível e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, Anderson Fábio Nogueira Alves; pelo juiz da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Consuelo Silveira Neto; pelo presidente da Subseção Caratinga da Ordem dos Advogados – Seção Minas Gerais (OAB/MG), Samuel André Carlos Franco; pela secretária-geral da Subseção Caratinga da OAB-MG, Daniele Ferreira de Faria; pela tesoureira da Subseção Caratinga da OAB-MG, Adelaide de Paula Reis Lievore; e pelo presidente da Câmara Municipal de Caratinga, vereador José Cordeiro de Oliveira.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou que a visita da comitiva teve como objetivo tratar da melhoria da prestação jurisdicional na comarca. “Vamos avaliar as demandas e decidir de acordo com critérios técnicos e à luz da nossa realidade orçamentária e financeira”, disse.

Segundo o juiz diretor do Foro de Caratinga, Jorge Arbex Bueno, a comarca atende a 11 municípios e tem uma crescente distribuição de processos. “O presidente sempre foi muito sensível a essas causas. Nós conseguimos mostrar, objetivamente, nossa necessidade, e ele acolheu a situação de forma tranquila e ponderada”, afirmou.

 

Cidadania honorária

Para homenagear personalidades que tenham prestado serviços relevantes à cidade de Caratinga, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Cordeiro de Oliveira, entregou títulos de cidadania honorária ao presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; ao superintendente de Obras e Gestão Predial do TJMG, desembargador Ronaldo Claret de Moraes; e aos desembargadores do TJMG Carlos Roberto de Faria; Fábio Torres de Sousa; Fernando Vasconcelos Lins; José de Carvalho Barbosa; Newton Teixeira Carvalho; e Walner Barbosa Milward de Azevedo.

O presidente Corrêa Junior afirmou ser uma honra receber a homenagem ao lado de “ilustres desembargadores, um sinal que esse reconhecimento é ao Poder Judiciário e ao Tribunal de Justiça”.

O presidente da Câmara Municipal de Caratinga, vereador José Cordeiro de Oliveira, afirmou que a honraria destinada aos magistrados do TJMG foi votada por unanimidade pelo plenário, representando uma homenagem àqueles que “fizeram um excelente trabalho e engrandeceram a nossa cidade em 2024”.

 

Presenças

Também participaram do encontro o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o superintendente adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e vice-presidente sociocultural-esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira; os desembargadores do TJMG José Eustáquio Lucas Pereira e Marcelo Pereira da Silva; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Cláudia Luciene Silva Oliveira; o secretário-geral da OAB/MG, Sanders Barão Alves Augusto; e o advogado Marcos Lincoln Padilha dos Santos.