Polícia Federal combate envio ilegal de menor para o exterior

Polícia Federal apurou a prática de quatro crimes de promoção de migração ilegal (imagem ilustrativa)

Ação foi realizada em São João do Oriente

 

SÃO JOÃO DO ORIENTE – Na manhã desta quinta-feira (7), no município de São João do Oriente, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão, expedido pela 9ª Vara Federal Criminal da SJMG, no combate ao crime de envio ilegal de menor ao exterior.

Iniciada em abril de 2022, a investigação visava revelar o envio de crianças ou adolescentes para o exterior com objetivo de lucro ou mediante fraude, crime que está previsto no art. 239 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Neste inquérito, a Polícia Federal apurou a prática de quatro crimes de promoção de migração ilegal, previsto no art. 232-A do Código Penal e de quatro crimes de envio de crianças ou adolescentes para o exterior com o objetivo de lucro ou mediante fraude, previsto no art. 239 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O mandado de busca foi cumprido na casa do responsável por financiar a ida de quatro maiores e quatro menores para os Estados Unidos da América, via território mexicano.

Para permanecer em território estadunidense, uma tia e seu marido se passaram por pais de uma das crianças, fazendo uso do chamado “CAI-CAI montado”.

Os envolvidos estão sujeitos a penas que variam de 7 a 14 anos de reclusão.

 

Fonte: Assessoria PF