CARATINGA / IAPU — A Polícia Militar de Minas Gerais recuperou, na tarde desta terça-feira (20), duas motocicletas furtadas durante operações realizadas nos municípios de Iapu e Caratinga. As ações distintas resultaram na apreensão dos veículos e na prisão de dois suspeitos.
Iapu
Em Iapu, a ocorrência teve início após a denúncia de um militar que, mesmo de folga, percebeu a movimentação suspeita de três motociclistas na BR-458. Os condutores realizavam manobras perigosas e ultrapassagens pelo acostamento. Uma das motocicletas, uma Honda XRE vermelha, apresentava características compatíveis com um veículo furtado na noite anterior no estacionamento do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.
Com apoio de uma equipe do Destacamento de Iapu, os policiais posicionaram uma viatura no km 110 da rodovia. Ao perceberem a presença da PM, os suspeitos tentaram fugir em alta velocidade. Após perseguição, o condutor da XRE foi interceptado. Com ele, os militares encontraram um instrumento usado para violar miolos de ignição e um ticket de estacionamento do local onde ocorreu o furto. O jovem, de 18 anos, morador de Ipatinga, acabou confessando o crime e denunciou a participação de dois comparsas, que conseguiram fugir.
A motocicleta foi removida para o pátio credenciado e o autor encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, autuado por furto, receptação e direção perigosa.
Caratinga
Já em Caratinga, durante a Operação 250 anos, militares do 62º Batalhão receberam denúncia sobre uma motocicleta com placa suspeita de clonagem, supostamente utilizada como mototáxi na cidade. Durante patrulhamento no bairro Dário Grossi, os policiais localizaram o veículo no interior de um lava-jato.
O condutor, de 21 anos, afirmou ter adquirido a moto no distrito de Santa Luzia de Caratinga por R$ 4.500,00, alegando tratar-se de um veículo para uso em área rural. Contudo, a placa indicava se tratar de uma Honda CG 150 Titan KS, enquanto os sinais do motor e chassi estavam parcialmente suprimidos.
Com apoio da Polícia Militar Rodoviária, a consulta aos sistemas especializados revelou que a motocicleta era, na verdade, uma Honda CG 160 Titan, ano 2017, com registro de furto em Timóteo, ocorrido em 12 de abril deste ano.
O autor recebeu voz de prisão por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Caratinga. A motocicleta também foi removida para o pátio credenciado.
- Durante patrulhamento no bairro Dário Grossi, os policiais localizaram o veículo no interior de um lava-jato