Café
Nesta semana mais curta no Brasil devido aos festejos de carnaval, na prática tivemos dois dias úteis, o mercado de café permaneceu calmo e com volume pequeno de negócios. Na bolsa de Nova Iorque trabalhou normalmente por toda a semana e os contratos de café apresentaram fortes oscilações, assustando os operadores brasileiros. Os contratos com vencimento em maio próximo trabalharam todos os dias abaixo de um dólar por libra peso, na sexta-feira a US$ 0,9850 e acumulando perdas no período de 170 pontos na semana.
Café II
Por pressões externas e deslizes de comunicação do governo brasileiro, o dólar subiu forte frente ao real nesta última semana, mais de 2%, compensando com certa folga o recuo do café em Nova Iorque. Os preços no mercado físico brasileiro subiram ligeiramente e com mais consistência para os cafés arábicas de boa qualidade. Os da safra atual foram comercializados a 400 reais e um pouco acima, dependendo do preparo e região de origem.
Café III
O retorno das chuvas sobre os cafezais do sudeste brasileiro no decorrer de fevereiro e os bons volumes embarcados pelo Brasil ao longo deste ano-safra servem de pano de fundo para a pressão de fundos e especuladores sobre as já baixas cotações do café na ICE em Nova Iorque.
Café IV
Os países produtores de café da América do Sul, no mês de janeiro de 2019, exportaram 4,76 milhões de sacas, volume que representa um acréscimo de 16,4%, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Se forem consideradas as exportações acumuladas em quatro meses seguidos (outubro de 2018 a janeiro de 2019), o total exportado soma 21,6 milhões de sacas, com percentual de crescimento de 17,9%. No caso dos Cafés do Brasil, com relação a exportações no mesmo período quadrimestral, as vendas aumentaram 26,8%, com 14,73 milhões de sacas. Quanto à Colômbia, as exportações atingiram 4,79 milhões, volume que denotou crescimento de 5%, e as exportações do Peru somaram 1,92 milhão de sacas, as quais registraram aumento de 1,3% (Embrapa Café).
Café V
Na santa terrinha os volumes de café negociados são poucos e por outro lado a compra de adubo está ainda menor. Pode se dizer que está havendo uma crise de desconfiança do cafeicultor. Com os preços do café caindo para menos de 100 dólares, o café fino e o adubo na casa dos 90 reais, numa proporção de pouco mais de 4 sacos de adubo para cada saca de café. Se observar o café rio a proporção vai para menos de 3,5 sacos de adubo por saca de café. Para os cafeicultores há muitos anos não tínhamos uma proporção de troca tão perversas no setor.
Café VI
Analistas do setor em Caratinga acreditam que a falta de investimentos nos tratos culturais pode gerar menos perspectiva para safras 2020 e 2021, mesmo com as boas chuvas. Pelo visto, já se instalou um clima de desconfiança e crise na cafeicultura local.
Política
Na semana do carnaval tudo parou na santa terrinha. A política ficou mesmo foi no olhar dos excessos do carnaval. A postagem do presidente Bolsonaro nas redes sociais foi o que mais se comentou. Pelo visto, deram mais ênfase ao fato do presidente ter postado algo de baixo calão do que o fato em si que é uma enorme agressão às famílias e às pessoas. Como no Brasil conseguem inverter valores com facilidade, quem sofreu foi o presidente e não os delinquentes que transformam o carnaval, que no passado era uma brincadeira de criança, mas agora se tornou uma sequência de depravações e atos libidinosos incorrigíveis.
Mangueira
A Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval do Rio de Janeiro, foi a vencedora de 2019. Com enredo “História para ninar gente grande”, a escola ousou a contar através de seu carnavalesco Leandro Vieira os grandes heróis brasileiros que ficaram no anonimato da história brasileira e sensibilizou os jurados, jornalistas e o público que assistiu a maior festa cultural popular do planeta.
Gaviões da Fiel
Se no Rio de Janeiro se viu a grandeza do desfile e enredo da “Mangueira”; por outro lado, São Paulo vivenciou o rebaixamento da escola de Samba “Gaviões da Fiel”. O fato da escola de samba paulista colocar em sua comissão de frente a luta do “Diabo” contra JESUS lhe rendeu, além de milhões de críticas, o rebaixamento. Para quem não sabe abordar ou respeitar temas essenciais só lhe restou a reprimenda oficial e a extraoficial com milhares de acessos repreendendo a cena da luta profana. Agora os comentários são que o Corinthians também cairá para segundona neste ano!!! Que bom hein!!!
Fake News
Aproveitando a insanidade da escola de samba Gaviões da Fiel pelo mau gosto do tema de sua comissão de frente, foi postado nas redes sociais que o ator que interpretou o “Di….” no carnaval teria sofrido de acidente e morrido. É Fake News!!! Sabe por que? Deus é misericordioso, mas não abusem!!!
Mancha Verde
Não devemos ser supersticiosos, mas quem venceu então o carnaval de São Paulo??? Quem??? Isso mesmo a “Mancha Verde” pela primeira vez. A escola de samba criada a partir da torcida organizada do Palmeiras, rival do Corinthians, e é claro nas passarelas, da Gaviões da Fiel, pela primeira vez é a campeã do carnaval.
Minas Gerais
Começam a sair números oficiais dos governos estaduais e suas dívidas. Na mídia nacional o campeão de dívidas é nada menos que o Governo do Estado de Minas Gerais, com valores acima de 36 bilhões de reais. Em segundo, o Estado do Rio de Janeiro com algo em torno de 18 bilhões. Assim podemos dizer que Minas Gerais deve duas vezes mais que Rio de janeiro, com comprometimento de 64% de sua receita com a dívida. O que esperar nestes quatro anos de mandato de Zema a não ser consertar um pouco do que a “Pimenta” fez em Minas. Tá feia a coisa.
Humberto Luiz
O chefe de gabinete de Caratinga Humberto Luiz já esteve em campo na semana visitando várias instituições da prefeitura municipal para apoiar e fortalecer iniciativas positivas. Humberto, que é muito ligado ao setor de cultura, fez questão de iniciar pela Banda de Música Santa Cecília, que é sem dúvida a mais querida das instituições caratinguenses. Acertou, Sô Humberto no primeiro passo.
Uma resposta
Alô Vera, Alô Alcides!
Vejam seu email (para o Alcides, inclusive).
Estou compartilhando com a imprensa de Caratinga algumas mensagens (emails) que tenho expedido, relacionadas com o HNSA e a CMV.
Não deixem de ver e de colaborar para a mobilização da sociedade.
E não mencionem o Joel Moreira, não, isso não importa agora…por favor!
Mas foquem NO FATO, trabalhem e dêem força À NOTÍCIA, envolvam pessoas, instituições, questionem, gerem debate, popularizem, ampliem o efeito “cidadania” unicamente, despertem, acendam a consciência de cidadania de nosso povo e vamos todos ajudar Caratinga a ser vitoriosa em seus “entroncamentos” morais e cívicos.