Hemominas convoca população para coleta externa de sangue em Caratinga

No dia da doação, após o cadastro, o doador será orientado a se dirigir a um local onde serão aferidos os sinais vitais e realizada a pré-triagem (Foto: Adair Gomez / Hemominas)

CARATINGA– A Fundação Hemominas realizará neste sábado (07) mais uma coleta externa de sangue em Caratinga. A ação será desenvolvida das 8h às 16h, no Ambulatório de Especialidades do CASU-Hospital Irmã Denise.

A expectativa da equipe do Hemocentro Regional de Governador Valadares, responsável pela coleta é de que 120 possíveis doadores sejam atendidos.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 51 kg; estar em boas condições de saúde; descansado e alimentado; dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação; além de apresentar um documento de identificação com foto no momento da doação.

No dia da doação, após o cadastro, o doador será orientado a se dirigir a um local onde serão aferidos os sinais vitais e realizada a pré-triagem. Com base nos resultados, será avaliado se o candidato tem condições de efetuar a doação sem que isso lhe traga prejuízos ou problemas ao receptor.

O atendimento será por ordem de chegada, e o lanche para os doadores será disponibilizado pelo Hospital Irmã Denise.

Mais informações diretamente com a Agência Transfusional do Hospital Irmã Denise através dos telefones: (33) 99921-4541 (Alessandra) e (31) 98703-2343 (Simone).

BOX

Entre os critérios básicos para doar sangue, destacam-se:

  •    estar em boas condições de saúde;
  •    ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior;
  •    pesar mais de 50 kg;
  •    estar bem descansado no momento da doação;
  •    não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  •    não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  •    não ter tido hepatite após os 11 anos;
  •    apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
  •    se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após 6 meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.