Frota de Caratinga cresce 147 % desde 2002

21333_487583951317270_1198295849_nDados de julho deste ano revelam uma frota de 36.640 veículos no município de Caratinga; enquanto que em 2002 havia 14.829

CARATINGA – Diariamente, os brasileiros lidam com uma frota cada vez maior. O volumoso número de veículos dividindo o mesmo espaço se reflete no trânsito caótico. Pedestres e motoristas que trafegam pelas vias, precisam fazer malabarismos para um trânsito seguro.

O problema se reflete também em cidades do interior, como Caratinga. Quem passa pelo centro da cidade lida com a dificuldade, principalmente nos horários de pico. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do último mês de julho, a relação entre a frota e o território do município, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1258,778 Km²) é de, aproximadamente, 29 veículos por quilômetro quadrado.

Ao todo, são 36.640 veículos, sendo 18.313 automóveis, 1.316 caminhões, 127 caminhões trator, 2770 caminhonetes, 756 camionetas, cinco ciclomotores, 86 micro-ônibus, 10.873 motocicletas, 1314 motonetas, 491 ônibus, 295 reboques, 132 semirreboques, oito Sidecars, três trator rodas, 25 triciclos e 126 utilitários.

Em julho do ano passado a frota total era de 35.057. Isso representa um aumento de 4,5%. Mas, se formos ainda um pouco mais longe, para o ano de 2002, essa diferença é bem mais representativa, um salto de 147%.

1044452_976058779080557_6780696609827282095_nMUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Desde o dia 22 de janeiro deste ano deixaram de existir 18 vagas de estacionamento para automóveis na Praça Cesário Alvim (atrás da Catedral), dando lugar a cerca de 60 vagas de estacionamento para motos no mesmo local. De acordo com as mudanças, as vagas de estacionamento de motos da Avenida Benedito Valadares e do entorno da Praça Cesário Alvim, ao lado do Posto de Gasolina, passaram a ser vagas para automóveis.

O município dá os primeiros passos para O Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Foi licitada uma empresa que elaborou o Termo de referência para a licitação de contratação de empresa para elaboração do Plano.

De acordo com a Prefeitura de Caratinga, foi solicitada uma lei de criação da Política de Mobilidade Urbana, a qual está sob avaliação da Assessoria Jurídica do Executivo, que encaminhará para aprovação junto à Câmara Municipal.  O Plano demanda, além da aprovação da Lei, recursos financeiros para a contratação da empresa.

A principal meta da Prefeitura é a municipalização do trânsito para gerir seus recursos e, consequentemente, a melhoria do trânsito.   “Atualmente, somente 5% dos valores arrecadados com multas no município permanecem na receita municipal, dependendo ainda da transferência federal que acontece segundo o seu tempo”.

Em andamento, após estruturação do órgão a documentação foi encaminhada ao CETRAN/MG. O município aguarda a aprovação e inserção ao SNT – Sistema Nacional de Trânsito

O executivo destaca algumas ações realizadas pela junto ao trânsito, tais como manutenção dos semáforos; sinalização vertical, horizontal e de logradouros; revitalização de faixas de pedestre; análise de documentação para expedição de alvará de táxi (troca de veículo; transferência de ponto e motorista auxiliar); análise de documentação para expedição de alvará para transporte escolar (anual ou para transferência de propriedade de veículo); análise de Processos Solicitação de Eventos; posse do CMTT – Conselho Municipal de Transporte e Trânsito; regulamentação de 60 vagas de motos no centro; acessibilidade – criação de rampas e regulamentação das Resoluções 303 e 304 de 2008 do CONTRAN (Estacionamento Especial para Idoso e Pessoa com Deficiência).

Para a Prefeitura de Caratinga, os principais desafios estão na, cidade não planejada, aumento da população na área urbana e aumento da frota de veículos.  A Reportagem foi às ruas e questionou os caratinguenses e moradores de municípios vizinhos que frequentam a cidade, sobre o que seria necessário para melhorar o trânsito.

 

O que é preciso para melhorar o trânsito em Caratinga?

 “Rever a proximidade dos pontos de ônibus no centro, que acabam ocupando muitas vagas de estacionamento; campanha de conscientização de ciclistas e motocicletas, que trafegam de forma irresponsável; maior rigor com as filas duplas, próximo às escolas, tanto particulares, quanto públicas e o excesso de vagas preferenciais em suas diversas modalidades. É preciso revê-las”.

 

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Domingos Heleno de Souza, professor

 

“É preciso campanhas para pedestres e motoristas. É muita carga e descarga no centro, sendo que todos os bancos já têm reservado espaço para carga e descarga de valores. Há o espaço para a moto e eles estacionam muito nas outras vagas. É impossível quem mora nos bairros, estacionar no centro”.

 

 

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Lucimeire Soares de Oliveira, professora

 

“Sinalização e fiscalização. Investimento também na cidade”.

 

 

 

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Hélio Teodoro, serralheiro

 

“Descentralizar a parte comercial. Tirar do centro. Como está fazendo a área judicial com o Bairro Santa Zita. Uma parte comercial mais discreta no centro. A cidade foi feita há cento e tantos anos e a frota de veículos só aumentando. E vai aumentar mais ainda”.

 

 

Erjoci Leite, “Pingo”, empresário “Tem de melhorar a sinalização. Esse sinal provoca é mais engarrafamento”.

Erjoci Leite, “Pingo”, empresário

 

“Tem de melhorar a sinalização. Esse sinal provoca é mais engarrafamento”.

 

 

 

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João Cardozo, morador de Santa Bárbara do Leste

 

“Falta responsabilidade dos condutores que param nas avenidas em fila dupla, as portas de escola, no movimento, isso gera um transtorno grande. Isso segura o trânsito. As pessoas têm que ter consciência que os lugares proibidos de parar e estacionar têm de ser obedecidos”.

 

 

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Arthur Corrêa, morador de Santa Bárbara do Leste

 

“Tenho carro e moto, mas uso mais a moto porque é mais ágil, fácil para estacionar, transitar pela cidade. É bem mais rápido. Para melhorar o trânsito tem que ser feito um estudo, porque hoje tem muito carro e moto, ninguém está querendo mais andar a pé. Todo mundo quer chegar mais rápido no seu destino, não chegar atrasado. Tem muito veículo na cidade e muitas pessoas também não respeitam os direitos dos motoristas e motociclistas”.

 

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Luciana Brito, secretária

 

“Falta mais estacionamento, está muito difícil, por isso, utilizo mais a moto. É mais rápido, econômico e fácil para estacionar”.

 

 

 

Jorge Ferreira, agricultor

Jorge Ferreira, agricultor

 

 

 

 

 

Mais motos, menos carros

A maioria dos municípios da região possuem mais motocicletas do que automóveis. É o caso de Inhapim, com uma frota total de 10.518     veículos (4237 automóveis e 4262 motocicletas); Córrego Novo com total de 729 veículos (253 automóveis e 298 motocicletas); Bom Jesus do Galho, total de 4130 veículos (1567 automóveis e 2066 motocicletas); São Domingos das Dores, totalizando 2439 veículos (773 automóveis e 1216 motocicletas); Entre Folhas, com 2166 veículos (713 automóveis e 1181 motocicletas); São Sebastião do Anta, 2144 veículos (698 automóveis e 1087 motocicletas) e Vargem Alegre, 1894 veículos (661 automóveis e 951 motocicletas).

A motocicleta tem sido um veículo de transporte facilitador para o homem do campo. Hoje não é mais comum ver os trabalhadores conduzindo animais pelas estradas de terra. Seja na estrada de chão ou no asfalto, já é possível notar a constante presença do veículo de duas rodas na venda de produtos ou transporte de pequenas cargas. Outra grande vantagem se dá no deslocamento do trabalhador rural aos centros e municípios vizinhos.

Isso explica o fato de todos estes municípios contarem com o maior número de motos. Além disso, adquirir estes veículos tem se tornado cada vez mais fácil.

Em Entre Folhas, Marcos de Melo Mesquita, que mora no Córrego do Oriente, confirma todas estas facilidades. Ele adquiriu a sua moto há 10 anos e diz não se arrepender. “Facilita em tudo, trabalhar, passear. Trabalho com plantação, então para transporte de mercadoria, isso é muito bom. Além disso, ajuda demais na estrada, é econômico e está muito fácil adquirir uma”.

Wagner da Silva, agricultor, mora em Ubaporanga. O município tem mais automóveis do que motocicletas. Mas, ele acredita que a tendência é que esse quadro se reverta e as motos tomem conta do lugar. “Moto dá a facilidade no trânsito. Você chega mais rápido. É muito bom para quem quer agilidade e facilidade. Não tenho nada a reclamar”.

Osvaldo Mafra, morador de Caratinga, dribla o trânsito complicado do centro da cidade de moto e garante: “É mais econômico e muito mais rápido”.

 

FROTA NA REGIÃO

Considerando municípios da região, excetuando Caratinga, a maior frota é do município de Inhapim. Em seguida, em ordem decrescente, os municípios de Ubaporanga, Bom Jesus do Galho, Santa Bárbara do Leste, Piedade de Caratinga, São Domingos das Dores, Entre Folhas, São Sebastião do Anta, Imbé de Minas, Vargem Alegre, Pingo D’Água e Córrego Novo.

 

 

Frota de veículos, por tipo na região – JULHO DE 2015
UF MUNICÍPIO TOTAL AUTOMÓVEL BONDE CAMINHÃO CAMINHÃO TRATOR CAMINHONETE CAMIONETA CHASSI PLATAF CICLOMOTOR MICRO-ONIBUS MOTOCICLETA MOTONETA ONIBUS QUADRICICLO REBOQUE SEMI-REBOQUE SIDE-CAR OUTROS TRATOR ESTEI TRATOR RODAS TRICICLO UTILITARIO
UF MUNICIPIO TOTAL AUTOMOVEL BONDE CAMINHAO CAMINHAO TRATOR CAMINHONETE CAMIONETA CHASSI PLATAF CICLOMOTOR MICRO-ONIBUS MOTOCICLETA MOTONETA ONIBUS QUADRICICLO REBOQUE SEMI-REBOQUE SIDE-CAR OUTROS TRATOR ESTEI TRATOR RODAS TRICICLO UTILITARIO
MG BOM JESUS DO GALHO 4130 1567 0 105 0 239 52 0 2 8 2066 45 23 0 22 0 0 0 0 0 0 1
MG CARATINGA 36640 18313 0 1316 127 2770 756 0 5 86 10873 1314 491 0 295 132 8 0 0 3 25 126
MG CORREGO NOVO 729 253 0 14 1 30 8 0 0 5 398 7 7 0 5 0 0 0 0 0 0 1
MG ENTRE FOLHAS 2166 713 0 60 3 126 29 0 0 6 1181 20 11 0 11 2 0 0 0 1 0 3
MG IMBE DE MINAS 2060 633 0 50 0 157 30 0 0 6 1134 31 13 0 6 0 0 0 0 0 0 0
MG INHAPIM 10518 4237 0 434 51 896 241 0 11 29 4262 114 80 0 88 51 1 4 0 0 2 17
MG PIEDADE DE CARATINGA 3111 1229 0 164 7 308 84 0 0 13 1194 70 19 0 17 5 0 0 0 0 0 1
MG PINGO D’AGUA 773 337 0 33 1 46 5 0 0 3 326 8 9 0 5 0 0 0 0 0 0 0
MG SANTA BARBARA DO LESTE 3567 1443 0 184 4 344 122 0 0 10 1407 20 10 0 15 4 0 0 0 0 0 4
MG SAO DOMINGOS DAS DORES 2439 773 0 111 2 231 39 0 0 8 1216 27 15 0 10 2 0 0 0 0 3 2
MG SAO SEBASTIAO DO ANTA 2144 698 0 64 1 207 25 0 0 9 1087 36 7 0 8 0 1 0 0 0 1 0
MG UBAPORANGA 4184 1774 0 178 2 364 109 0 0 11 1619 72 25 0 21 0 1 0 0 1 2 5
MG VARGEM ALEGRE 1894 661 0 73 5 131 17 0 1 5 951 15 11 0 12 7 1 0 0 0 0 4