DA REDAÇÃO– Entre os dias 10 e 14 de setembro, a cidade de Aracaju, em Sergipe, sediou o Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2025 de faixas pretas e coloridas, considerado o evento mais importante do calendário nacional da modalidade. A competição reuniu mais de 2.300 atletas de todas as 27 unidades federativas do país, classificados como campeões e vice-campeões estaduais em suas categorias. Realizado em dez quadras simultâneas montadas no Centro de Convenções AM Malls, o campeonato teve transmissão ao vivo pela CBTKD TV no YouTube e distribuiu 20 pontos no Ranking Nacional, além de vagas para o Grand Slam de Taekwondo 2026, seletiva que definirá os integrantes da seleção brasileira.
Organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), o evento contou com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Secretaria de Estado do Sergipe, da Prefeitura de Aracaju, da Federação Sergipana de Taekwondo e da Marinha do Brasil.
Caratinga também esteve representada na competição e voltou para casa com duas medalhas. O técnico Mário Toledo Júnior acompanhou os atletas Heitor Toledo e Marcos Toledo de Souza, que levaram o nome da cidade e de Minas Gerais ao pódio nacional. Heitor, de apenas 11 anos, conquistou a medalha de ouro na Categoria Infantil Faixa Preta acima de 45 kg, mesmo sendo ainda faixa vermelha, demonstrando talento e determinação. Já Marcos Toledo de Souza garantiu a medalha de prata na Categoria Adulto Faixa Preta até 68 kg, após enfrentar quatro lutas de alto nível, e já está classificado para o Grand Slam de 2026.
O técnico Mário Toledo comemorou o desempenho dos atletas e destacou a superação de ambos. “Com apenas 11 anos, Heitor é faixa vermelha, mas lutou na categoria faixa preta e teve um resultado impressionante. Marcos também fez uma campanha excepcional, foram quatro lutas muito disputadas até chegar à medalha de prata em uma das categorias mais fortes da competição”, ressaltou.
Os atletas Heitor Toledo e Marcos Toledo de Souza, assim como o técnico Mário Toledo Júnior, são beneficiários do Programa Bolsa Atleta de Caratinga, que incentiva o esporte e garante apoio para a participação em competições nacionais e internacionais. Com os resultados obtidos, Caratinga e Minas Gerais mais uma vez foram destaque no cenário nacional do taekwondo.


