Dia de Caratinga

(Foto: JB Nascimento)

O dia da cidade é uma data que sempre gostamos de festejar. Sendo nossa terra, nosso berço, nosso teto, é também nosso tesouro.
Belezas naturais e construídas ornamentam nossa cidade, mas o que há de mais importante é o povo, é nossa gente que, ao longo dos anos, constrói tudo que há de belo, de conforto, de necessidade. São os habitantes que arregaçam as mangas e fazem da terra o que é hoje. Os construtores de Caratinga me chegam à memória neste dia em que sempre recordamos o passado para aplaudir o presente.
Lembro dona Isabel Vieira, grande educadora, dirigindo o educandário Nossa Senhora Auxiliadora, que recebeu alunos de muitas gerações. Foi vereadora e grande ajudante da Igreja. Lembro Monsenhor Rocha, padre que viveu além de seu tempo construindo igrejas, incluindo a construção de nossa catedral e o patronato, trazendo as Irmãs Carmelitas para o Colégio Nossa Senhora do Carmo, trabalhando para que aqui fosse sede da Diocese. Impossível enumerar todos os seus feitos. Dona Maria Felícia foi também, em sua simplicidade, uma grande religiosa que ajudava o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora angariando ofertas que ela buscava mensalmente em todas as casas. Sem cansaço, corria toda a cidade com seu passo miúdo e sua alma imensa. Professor Armando, diretor do Colégio Nossa Senhora das Graças, foi um educador de inúmeros alunos que tiveram oportunidade de seguir a vida estudantil depois do incentivo dele. As Irmãs Carmelitas escreveram um capítulo brilhante na educação das crianças e moças que saiam bem preparadas para a vida. Tempo inesquecível para todas que estudaram no colégio das freiras. Os desfiles no dia da cidade eram monumentais. Os educandários se preparavam com entusiasmo e as apresentações eram elegantes com alunas uniformizadas e baterias que disputavam a preferência do público pelos toques e repiques que mereciam aplausos. Na Educação, tivemos ainda o Reverendo Uriel de Almeida Leitão, diretor do Colégio Caratinga que ensinou um número muito grande de jovens. De sua escola, originou-se a faculdade FIC e depois a Doctum, que com a UNEC formam nosso ensino universitário de qualidade recebendo estudantes daqui e de toda a região. O Sistec – Sistema Caratinga de Comunicação – foi a grande empresa de televisão, tendo no Jornal de Caratinga seu semanário lido pelo povo inteiro, que esperava ansioso nas bancas de domingo, tendo como diretor, por mais de 30 anos, Humberto Luiz Salustiano Costa. Não podemos nos esquecer dos prefeitos municipais. Todos deixaram marcas de progresso. Cada um, a seu modo, escreveu capítulos de nossa história. Desde o Dr. José Augusto, primeiro político a cuidar de Caratinga em época mais moderna, até nossos dias, sem nos esquecer do Sr. Dário Grossi, cujos feitos são lembrados até agora. Hoje, contamos com o trabalho de Dr. Wellington que tem feito de Caratinga uma cidade revestida de progresso. Se formos numerar suas realizações, veríamos que ele figura entre os melhores prefeitos de Caratinga.
Médicos que faziam da cura seu ofídio de caridade: Dr. Rezende, Dr. Grimaldo, Dr. Cimini, Dr. Joaquim Motta, Dr. Archimedes Teodoro, Dr. Edmundo.
Neste dia de nossa terra, temos de citar o nosso querido Monsenhor Raul, que dedica seus 65 anos de sacerdócio à Diocese de Caratinga. Seu empenho e suas orações ajudam a construir o Reino do Pai no meio de nós.
Enfim, todos os que aqui residem, merecem abraços, pois cada um de nós faz parte do povo cujo calor humano o identifica e o enaltece.
Que Deus continue abençoando nossa gente com bênçãos de paz, alegrias e realizações. Que continuemos a ser o fermento e a luz desse recanto que nos acolhe como família.
Parabéns, Caratinga! Você merece nosso mais caloroso abraço. Você é o coração onde colocamos o nosso amor. Viva!

Marilene Godinho