ALERTA EM MINAS GERAIS
Previsão é de fortes chuvas para a Zona da Mata, Leste e região Central
DA REDAÇÃO – Os próximos dias devem ser de fortes chuvas em Minas Gerais. Essa informação foi passada ao DIÁRIO pelo meteorologista Ruibran dos Reis. Segundo ele, “é uma nova frente fria que está vindo do sul do Brasil e chega no estado a partir de quinta-feira (5). Zona de Mata, Leste e região Central têm previsão de fortes chuvas na quinta-feira (5), sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8)”.
De acordo com informações de Ruibran dos Reis, o volume acumulado deverá ser acima de 150mm. “Temos que lembrar que as precipitações nos meses de novembro e dezembro de 2022 ficaram acima da média histórica nessas regiões. Com essa nova previsão, existem riscos de alagamentos, inundações e até mesmo deslizamentos são altos”, observa o meteorologista.
“Fique atento, qualquer sinal, faça contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, com a Polícia Militar ou com os bombeiros”, orienta Ruibran dos Reis.
Outro alerta vem da Defesa Civil do estado de Minas Gerais, que pede que a população fique atenta a sinais que antecedem deslizamentos de terra como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, árvores e postes inclinados. “Para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto (SMS), com o CEP, para o número 40199”.
Situação de emergência em 124 cidades mineiras
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) reconheceu, nesta quarta-feira (4/1), mais quatro cidades em situação de emergência causada pelas fortes chuvas que afetam o estado. Agora, são 124 municípios. Aricanduva, Itaobim e Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha, e Nova Era, na região Central, entraram na lista nesta quarta-feira.
Desde o início do período chuvoso, em 21 de setembro do ano passado, a Defesa Civil registrou 14 mortes, sendo que uma delas foi em Bom Jesus do Galho. Já o número de desabrigados se manteve em 1.604 na comparação com o boletim anterior. Os desalojados também continuam em 7.463.
Para ajudar os necessitados, a Defesa Civil já distribuiu 4.195 cestas básicas, 1.071 colchões, 1.159 kits dormitório, 1.996 kits higiene e 3.798 itens como água mineral, água sanitária, álcool, lonas e fraldas.