Curso de Administração do UNEC recebe especialista no assunto
CARATINGA – Os alunos do 7º período do curso de Administração da UNEC – Centro Universitário de Caratinga – receberam na última quinta-feira (12) a coordenadora do Departamento de Comunicação da UNEC, jornalista Solange Araújo, para uma palestra sobre a importância da logomarca na fixação e no fortalecimento da marca.
A iniciativa é do professor titular da disciplina de Marketing do curso de Administração – o também escritor e colunista do DIÁRIO DE CARATINGA, Eugênio Maria Gomes –mestre e doutor em Administração. Considerado um inovador em sala de aula, Eugênio Gomes, que também ocupa o cargo de pró-reitor de
Administração da instituição, sempre que pode faz questão de dizer que, de todas as atividades que desenvolve, as que lhe dão mais prazer são aquelas voltadas para a docência e para a literatura. “Eu desenvolvo muitas atividades, mas o que eu gosto mesmo de fazer é escrever e ministrar aulas. Assim, como bem sei que fazem os professores José Lacerda da Cunha e Antônio Fonseca da Silva, jamais fui para uma sala sem preparar devidamente a aula. Lecionar é algo que me dá muito prazer”, registra o professor.
Uma das possibilidades que ele lança mão para viabilizar ainda mais o processo ensino-aprendizado é o de levar especialistas para tratar de temas específicos com os alunos. E a convidada deste encontro foi Solange Araújo, jornalista que atuou durante muitos anos no DIÁRIO e que, há treze anos, encontra-se à frente da Comunicação da UNEC. Com grande experiência na área, conhecedora do Mercado e das formas de se comunicar com ele, Solange falou para os alunos sobre o processo de criação, fixação e fortalecimento da marca. Apresentou como exemplo a criação da própria marca UNEC, pensada a partir da marca de sua mantenedora, a FUNEC. “A marca UNEC surgiu no momento da criação do Centro Universitário. Foi um grande desafio, pois a marca FUNEC já era muito forte e, naquele momento, era preciso criar e tornar forte uma marca que abrigasse todos os cursos, já que saíamos da condição de faculdades isoladas. Foram muitos os testes, muitas as opções e venceu o sentimento da diretoria da instituição de que uma marca não existe em função do negócio, dos donos, mas em função do cliente, do consumidor. Eu considero este um bom estudo de caso, já que a marca UNEC ganhou vida própria e é tão forte e importante quanto a marca de sua mantenedora”, explica Solange.
Para o aluno Welerson Machado Gomes, “essa oportunidade de ter aulas com um professor que é especialista na área e autor de livros, inclusive na área de marketing e de poder debater um tema com uma profunda conhecedora do mercado em que atua como coordenadora de comunicação é algo fantástico. Estamos aguardando ansiosos a vinda de outro especialista, programada pelo professor”.
Para o encontro da próxima aula, a turma receberá a visita da comunicadora e mestre em Linguagem – Marlise Almeida da Silveira -, que falará sobre as várias formas existentes na utilização da linguagem ao comunicar produtos e serviços, variando em função da mídia utilizada e do público que se pretende alcançar.