O cinema é uma arte que transcende o entretenimento. Além da pura diversão oferecida ao público, é uma ferramenta muito útil para que vários cineastas tragam assuntos complexos e necessários ao espectador. Nesse contexto, questões como desenvolvimento sustentável, aquecimento global e outros conceitos sobre o meio ambiente são cada vez mais explorados por diversos filmes, dos alternativos aos mais comerciais. Passearemos por alguns deles, notando que um determinado assunto pode ser implementado independente do gênero cinematográfico.
AVATAR (EUA, 2009, de James Cameron – Aventura)
Iniciaremos simplesmente pela maior bilheteria de todos os tempos com 2,7 bilhões de dólares de arrecadação. Um fuzileiro paraplégico é convocado pelo governo para que assuma o lugar do seu irmão em uma missão em Pandora, planeta habitado por uma raça tribal chamada Na’vi. Representado por um avatar parecido com os membros dos N’avi, ele tem o objetivo de ser aceito pela tribo para convencê-los posteriormente a se mudar. Esta atitude é motivada pela existência de ricos minérios na região que interessam aos humanos, ao passo que os N’avi nem cogitam a ideia de sair do local, pois o consideram sagrado. Pandora é outro planeta, mas vale a metáfora para a exploração de recursos que degrada a natureza da Terra cada vez mais. No mundo de ficção científica, inventado por James Cameron, a trama pode se resumir em como o homem pode ser ambicioso e passar por cima do meio ambiente a todo custo. Fica a lição para os espectadores sobre valores humanos mais importantes e necessários para nossa sobrevivência.
WALL-E (EUA, 2008, de Andrew Stanton – Animação)
Um dos maiores sucessos da animação mundial e vencedor de um Oscar, Wall-e é um robô responsável pela limpeza em um planeta Terra inabitável e devastado, que se tornou um imenso depósito de lixo. Um dia, ele se depara com a presença de Eva, um “robô-fêmea”, enviada para procurar vestígios de vida. De forma divertida e instrutiva, o filme aborda questões como a geração excessiva de lixo, muitas vezes tóxico, de forma a poluir rios, lagos, florestas e atingir os próprios seres humanos.
ERIN BROCKOVICH: UMA MULHER DE TALENTO (EUA, 2000, de Steven Soderbergh – Drama)
O filme foi indicado a vários Oscar, ganhando melhor atriz coadjuvante para Julia Roberts. Ela interpreta a personagem título, que trabalha em um escritório de advocacia e tem a iniciativa de abrir um processo contra uma empresa que estaria contaminando a água do local onde mora. A trama mostra ao espectador que qualquer pessoa pode fazer a sua parte, mudando algo que muitas vezes se pensa que não tem jeito. O fato de ser uma pessoa contra uma grande corporação não muda o fato de que o gigante é que está errado e deve pagar por isso. Quantas empresas não devem estar nessa mesma situação, poluindo rios e levando doenças a uma grande parte da população? O mundo precisa de mais pessoas como Erin Brockovich.
SYRIANA: A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO (EUA, 2005, de Stephen Gaghan – Thriller)
O filme, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante para George Clooney, aborda a questão do petróleo e o quanto muitas indústrias deste ramo tomam providências para esconder a verdade do consumidor. O fato é que há uma rede de corrupção, onde a última preocupação é o meio ambiente e a primeira é ganhar lucros exorbitantes. Estas grandes corporações acabam poluindo e degradando sem sofrer nenhuma consequência, considerando o imenso poder que tem nas mãos. Controlam governos, subornam fiscalizações e conseguem sair intactos de tudo. Como esta situação pode mudar?
UMA VERDADE INCONVENIENTE (EUA, 2006, de Davis Guggenheim – Documentário)
Vencedor de 2 Oscar, incluindo Melhor Documentário, o filme é produzido por Al Gore, político americano que virou referência em questões como aquecimento global e desastres climáticos. A trama mostra as consequências dos lançamentos de gases tóxicos no planeta e lança um alerta para as corporações que negligenciam soluções para não causar danos ao meio ambiente. Uma produção necessária e obrigatória de assistir a todos que se preocupam com nosso planeta.
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu we-mail: [email protected]