Famoso nas redes sociais, Rhuan conta que o numero de
seus seguidores supera o número de habitantes de sua cidade natal
Em 1995, surgia nos Estados Unidos e Canada a Classmates, primeira rede social que tinha como propósito conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo. Atualmente existem diferentes tipos de rede social, sendo, com finalidade profissional, como o LinkedIn ou de relacionamentos como Twitter, Myspace, Orkut, Facebook, por exemplo, que já foi assunto do DIÁRIO DE CARATINGA em edições anteriores.
Nesta edição, o Facebook e o microblog Twitter são assuntos da entrevista que o jornal fez com um jovem estudante de jornalismo de Ubaporanga, Ruhan Carlos Botelho, 23. Ele é referência na rede social pela popularidade que conquistou em um curto espaço de tempo. Rhuan tem 16 mil seguidores no Facebook e 18 mil no Twittwer.
DIÁRIO DE CARATINGA – Quando seu perfil nas redes sociais começou a ficar movimentado?
Em junho de 2010, na época da Copa do Mundo da África.
DC – Você planejava atingir um grande público mesmo morando em uma cidade pequena?
Não estava nos meus planos ter mais seguidores que Ubaporanga tem de habitantes.
Suas postagens sempre tiveram um alvo certo ou foi uma coisa que aconteceu aos poucos?
No começo, minhas postagens eram basicamente indiretas para pessoas que eu não gostava. Depois eu levava tudo para o lado do humor. Agora que estudo jornalismo, estou tentando criar uma imagem de rapaz sério e inteligente, mas ninguém acredita que eu sei falar sério.
O humor quase sempre esteve presente em suas postagens. É uma maneira mais fácil de conquistar seguidores ou você é assim no seu dia a dia?
Na internet, tanto postagens pessoais quanto anúncios publicitários, os mais interessantes para o público são os que têm uma pitada de humor. Tento colocar humor na maioria dos posts para atrair a atenção das pessoas. Mas eu sou bobo assim no dia a dia também, tanto no trabalho quanto na faculdade, sempre fico esperando o momento certo para fazer uma piadinha.
Você tem mais de 16 mil seguidores no Facebook e 18 mil no Twitter. A que você atribui essa marca?
As pessoas gostam de ler coisas idiotas e trocadilhos infames. Mas acho que algumas fotos sem camisa meu ajudaram bastante a conseguir seguidores.
Teve alguma frase ou brincadeira que virou a sua marca nas redes sociais?
Teve uma época que eu sempre comia X-Bacon e comentava no Twitter. Acho que se você pesquisar em 2010 o consumo desse lanche no Brasil deve ter aumentado bastante, por que todo mundo falava que comia X-Bacon e pensava em mim.
O que você pensa sobre a influência das redes sociais na vida dos jovens?
Quando isso começou há uns anos atrás a gente sentia a influência, tirávamos umas horas do nosso dia para acessar as redes sociais. Hoje estamos conectados o tempo todo com smartphones. Estar nas redes sociais é como respirar, a gente faz o tempo todo sem perceber, é quase algo involuntário.
Você já teve alguma postagem muito polêmica? Qual?
Postagens polêmicas foram muitas, mas uma que teve uma repercussão inesperada foi durante um jogo do São Paulo x Corinthians, do ano passado, pelo campeonato Paulista. Eu zoei o zagueiro são paulino Antônio Carlos no Twitter, que havia marcado dois gols contra. Na manhã seguinte, meu Tweet apareceu no programa Jogo Aberto, em rede nacional. Quase caí pra trás de tanto susto.
Como você decidiu sair de Ubaporanga para Belo Horizonte?
Não foi nada planejado. Um dia, descobri que havia ganho bolsa integral de Jornalismo no Centro Universitário (UNA), que é uma das melhores faculdades de Minas. No outro dia eu já estava em BH. Já faz um ano que eu moro aqui, foi uma das melhores decisões que eu tomei na vida.
Você está estudando jornalismo. Acredita que a sua facilidade em atingir o público através das redes sociais influenciou a sua escolha?
Comecei a estudar jornalismo porque é uma profissão que eu admiro bastante, jornalista é uma profissão importante. A minha facilidade em lidar com o público, ainda não estou explorando como deveria, mas em breve vou reativar meu blog que vai estar repleto de inutilidades que o povo adora.
Qual dica você daria para quem quer conquistar um grande número de seguidores nas redes sociais?
Seja criativo e, a princípio, não se preocupe com os números de seguidores, e sim com o conteúdo que você vai publicar. Não pense “vou publicar isso porque é algo que eu gostaria de ver”. Você tem que pensar no que o povo vai gostar de ver?.
O jornal DIÁRIO DE CARATINGA está completando 20 anos. Em sua opinião, imprensa e redes sociais devem caminhar juntas?
Os veículos de comunicação devem ter sua plataforma nas redes sociais, para facilitar o acesso do público às informações, como pra mim, por exemplo, que moro longe e não tenho acesso ao DIÁRIO DE CARATINGA impresso. Sem falar que com o conteúdo jornalístico publicado nas redes sociais têm a possibilidade das pessoas comentarem sobre o assunto, aproximando cada vez mais o cidadão do veículo de comunicação.