CARATINGA – Cleider Costa de Medeiros, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), foi eleito com 769 votos para o cargo de vereador e retorna à Câmara. Cleidinho, como é conhecido, já fez parte do legislativo na gestão de 2009-2012. Em entrevista ao DIÁRIO DE CARATINGA, Cleidinho, que tem seu reduto eleitoral em Sapucaia, agradeceu a confiança das pessoas que o escolheram mais uma vez e falou do trabalho que fará no legislativo.
Você ficou por quatro anos fora do legislativo e retorna com mais experiência. Como analisa essa volta?
Primeiro agradeço aos 769 votos que tive, sendo 366 em Sapucaia, 365 na cidade Caratinga e 38 nos outros distritos, ao apoio dos meus amigos, eleitores e família. Voltamos com mais experiência, pois no primeiro mandato a gente aprende muito, o que é bom para trabalharmos no segundo com mais confiança.
Em sua opinião, a que se deve a renovação de 70% da Câmara?
A Câmara que participei teve 80% de renovação e era mais atuante, mas o povo quer mudança, entraram muitas pessoas novas. Se não fizer um bom trabalho na Câmara, em 2020 teremos outra renovação. O país está mudando. Perderam mais de 50% dos prefeitos que tentaram a reeleição.
Dos vereadores que entraram, seis já tiveram mandato em outras épocas. Por que acha que conseguiram retornar?
Em todas as eleições que participaram, esses que voltaram foram bem votados. Às vezes por conta das coligações não conseguiram antes.
Dos 17 candidatos eleitos, quem foi uma surpresa para você?
Tivemos três candidatos novos com expressiva votação, como o Carlindo do Dom Lara, Dete de Santa Efigênia e Jhony da Casa de Amparo. Eles nunca foram candidatos, mas estão fazendo um bom trabalho na área social e por isso foram eleitos.
Nesse mandato a Câmara foi muito complacente com prefeito. Acha que isso muda, já que serão três grupos dentro da Câmara?
Teremos poucas coisas para fiscalizar se o prefeito fizer uma gestão transparente; se não, com certeza fiscalizaremos mais.
Como avalia a entrada de Dr. Wellington e a derrota de grupos fortes?
O que ajudou Dr. Wellington foi a pequena rejeição que ele teve, o que o ajudou a crescer. Mas se fizer um bom trabalho, o candidato que ele apoiar na próxima eleição terá condições de ganhar.
E sobre Marco Antônio, acha que fez uma boa gestão ou deixou muito a desejar?
Marco Antônio, dentro da crise que o Brasil atravessa, fez um bom governo, pagou em dia os funcionários. Geralmente o governo tem aceitação de 30%, ele chegou às eleições com 31%. Acho que faltou diálogo, inclusive em Sapucaia, perdeu muito companheiros, consequentemente apoio político.
Qual a perspectiva da secretaria do Dr. Welington?
Acredito que será mais técnico, o que será bom para seu governo.