Parceria levará conhecimentos de informática aos recuperandos da unidade
CARATINGA- Foi inaugurado na noite de terça-feira (21), o Centro de Inclusão Digital, na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). O projeto é uma parceria com o Rotary Club Caratinga, que fornecerá instrutores de informática aos detentos.
O presidente do Rotary Club Caratinga, Carlos Roberto da Silva, relembra que parceria foi firmada após uma visita à associação, a convite do pastor Elan Tebas. Após o conhecer o trabalho desenvolvido, os rotarianos decidiram investir nos recuperandos. “Tivemos uma impressão muito boa, uma confiabilidade em todos os internos daqui. Passamos a interessar por essa entidade, acreditando no sucesso de cada um deles. A gente vê a quantidade de necessitados que existe no mundo, então o pensamento dos rotarianos é sempre ajudar a todas as entidades”.
Para o presidente da Apac, pastor Elan Tebas, o projeto abrirá portas para o mercado de trabalho, auxiliando no processo de recuperação e ressocialização. “Gostaria de agradecer ao Rotary Club por essa importante parceria que estamos fazendo. É a diferença entre exclusão e inclusão. O recuperando da Apac, que vai para o regime fechado vai ter oportunidade que talvez na história de vida dele nunca teve. A maioria aqui que nunca aprendeu nada de uma coisa tão corriqueira, vai aprender como lidar com o computador e lá fora, quando o mercado de trabalho exigir, terá potencial”.
Além disso, após passarem por treinamento, os recuperandos poderão ter mais uma oportunidade de profissionalização. A meta da Apac é implantar até janeiro de 2017, cursos à distância na unidade. “O estado de Minas Gerais tem convênios que trazem para dentro do sistema prisional cursos superiores, para aqueles que tiverem, obviamente, a qualificação do segundo grau. Passando por vestibular, eles poderão cursar à distância, faculdades como Letras, História, Geografia, Administração, Economia e Matemática. Já estamos em processo de autorização. Estamos muito contentes. Pra nós isso que está acontecendo é uma grande vitória”.
Andreia Marques, presidente da Casa da Amizade, também participou da inauguração e aprovou o projeto que será desenvolvido. “Somos parceiros do Rotary e fiquei até surpresa, porque não sabia que a Apac era uma associação tão bacana, bem estruturado e organizado. Foi bom conhecer este trabalho e foi uma escolha muito bem feita, porque recuperar as pessoas que estão querendo mudar de vida é muito importante”.