CARATINGA – A diversidade de temas de artigos científicos apresentados no Encontro de Iniciação Científica (ENIC) 2015, do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), chamou a atenção de organizadores, participantes e também da representante do Fundo de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que prestigiou a abertura do evento.
“Um fato incomum é estamos observando trabalhos na área de Letras sendo apresentados em encontros como este, uma vez que geralmente os trabalhos são mais na área de laboratório. Isso chama a atenção da Fapemig, que vê com bons olhos o incentivo que a instituição de ensino presta aos seus alunos de diferentes áreas”, considerou Renata Freire, chefe do Departamento de Relações Empresariais da Fapemig.
Freire ministrou uma palestra na abertura do evento falando das atividades desenvolvidas pela Fapemig. Com um orçamento de R$ 344 milhões em 2014 e previsão um pouco menor para este ano, a entidade, segundo ela, tem interesse em fomentar pesquisas, contudo “o descumprimento de pré-requisitos essenciais em editais que são abertos acaba deixando de fora trabalhos interessantes”.
O fundo de recursos da Fapemig corresponde a 1% da arrecadação tributária do estado de Minas Gerais. “A queda de receita gerou um montante menor previsto para este ano, mas ainda assim a previsão é de algo em torno de R$ 300 milhões”, declarou ela durante a palestra, que teve as presenças do reitor, professor Antônio Fonseca da Silva, do pró-reitor de Ensino, Roberto Santos Barbieri, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Joaquim Felício Júnior e da diretora do Instituto Superior das Ciências da Saúde (INCISA), do UNEC, professora Daniela Fonseca Genelhú Soares.
O professor do curso de Letras, José Geraldo Batista, também se mostrou entusiasmado com a participação de trabalhos nas áreas de licenciatura. “A literatura e a linguística são temas amplos que podem render trabalhos muito interessantes na área de Letras. Para nós, é muito empolgante vermos o envolvimento e o interesse dos nossos alunos com o campo da pesquisa”, enfatiza.
O coordenador de Extensão, professor José Aylton de Mattos, destacou o tema do ENIC deste ano “Pesquisa, Inovação e Conhecimento”. “Estamos vivendo uma área de grandes transformações que acontecem de forma muito intensa. Nossos alunos são incentivados, em todo momento da graduação, a se apegarem nessas transformações, que vão lhes garantir um espaço promissor no mercado de trabalho”.
Alunos do Campus de Nanuque do UNEC viajaram mais de 500 quilômetros para participarem do encontro. “É uma oportunidade única poder participar de um evento de tamanha importância e que agrega valor ao nosso currículo profissional”, disse o estudante Alexandre Soares de Oliveira, que participou com um trabalho na área da Educação Física. “Pesquisamos o porquê da Educação Física no Ensino Médio ser tão pouco valorizada a ponto de algumas escolas darem a opção dos alunos ficarem com tempo ocioso durante as aulas de Educação Física”, relatou.