DA REDAÇÃO – O IBIO iniciou em 2014 a implantação de uma URT (Unidade de Referência Tecnológica) em iLPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) em São Cândido, distrito de Caratinga. A implantação da URT iLPF é uma das ações desenvolvidas pelo projeto Território Sustentável do Ribeirão do Boi vem sendo realizada em parceria com a EMBRAPA-Gado de Leite e apoio do Instituto Estadual de Florestas-IEF e Secretaria Municipal de Agronegócios de Caratinga. Foram realizadas em 2014 a seleção da propriedade, cercamento da área, calagem do solo, plantio de eucalipto, milho e braquiária.
No período de 26 de outubro à 05 de novembro foi realizada a divisão da pastagem em 43 piquetes, com corredores para o deslocamento correto dos animais.
A divisão da área prevê um sistema hidráulico, no qual possibilitará bebedouros em todos os piquetes e também um sistema de irrigação em 17 piquetes para ser usado no período de estiagem (inverno) com espécies de pastagem de inverno, que são mais produtivas neste período. Com esse sistema a água vai até o animal. “Ofertada corretamente, todos os animais do rebanho irão consumir água em quantidade e qualidade”, explicou Thomas Ferreira, especialista em agroecossistemas do IBIO. “Quando um animal tem que andar muito para beber água, ele acaba bebendo menos e gastando mais energia, fatores que diminuem a produção de leite, tanto pela falta de água quanto pelo maior dispêndio de energia”, complementou.
O cercamento instalado é de choque e cada piquete será manejado com um fio de choque dividindo o piquete em dois, possibilitando um efeito de manejo com 86 piquetes.
O objetivo desta unidade é ser referência no território, promovendo inovação e sustentabilidade agrícola, sendo usada como modelo na formação de agentes multiplicadores, que comprovarão as inúmeras vantagens como a diminuição dos riscos de produção e aumento do retorno financeiro.
“Se você é produtor de leite e ficou interessado em saber mais sobre a URT, realizaremos um “Dia de campo” especialmente para você no mês de dezembro! Faça sua inscrição gratuita através do telefone (31) 3823-3167”, informou o Thomas Ferreira.