Documento padroniza procedimentos clínicos e encaminhamentos para pacientes
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram a 1ª Reunião para a Elaboração do Protocolo Clínico do município. O encontro foi promovido pela Superintendência Operacional de Saúde e aconteceu quinta-feira (2) no Campus II do UNEC (Centro Universitário de Caratinga), no Bairro das Graças e o tema da reunião foi “Hipertensão”.
Participaram das discussões o prefeito Marco Antônio, o reitor do UNEC, professor Antônio Fonseca; a superintendente de Saúde da Prefeitura de Caratinga, Izabella Andrade Vitorino, a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Júlia Gonçalves Araújo Assis e os médicos das ESF (Estratégias Saúde da Família), que, juntamente com os coordenadores e professores dos Cursos de Medicina e Enfermagem do UNEC, discutiram a elaboração do Protocolo Clínico do Município sobre a Hipertensão.
Izabella Vitorino explica que o objetivo das reuniões que passarão a acontecer mensalmente é apresentar propostas para um atendimento padronizado. “Cada encontro será sobre um tema, uma doença, por exemplo. Neste primeiro encontro procuramos elaborar o Protocolo Clínico da Hipertensão, ou seja, como todos os médicos tratarão de pacientes hipertensos, quais os procedimentos clínicos e encaminhamentos os pacientes receberão”.
A coordenadora Júlia Assis acrescenta que a proposta das reuniões é incentivar os debates entre os médicos. “Para beneficiar os pacientes do município de Caratinga continuaremos seguindo as diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, porém teremos adaptações dentro da nossa realidade. Os nossos médicos das ESFs terão a mesma conduta, cumprirão os mesmos procedimentos de forma padronizada, conforme discutidos e acertados durante as reuniões mensais”.
A REUNIÃO
O prefeito Marco Antônio participou da abertura da reunião e falou sobre a parceria do Município de Caratinga e o UNEC. “Firmamos uma parceria na área da Saúde. O UNEC, por meio dos cursos de Medicina e Enfermagem e do CASU (Centro de Atenção à Saúde – UNEC) atua na área da Saúde e este encontro é uma grande oportunidade para unificar os procedimentos médicos. O Protocolo Clínico é para que o Município tenha regras que devem ser seguidas por todos os médicos e, consequentemente, pelos demais profissionais de Saúde. Este Protocolo facilita o atendimento para os usuários que entram pelas portas da Atenção Primária à Saúde”.
De acordo com Marco Antônio, o que se espera desta iniciativa é evitar a demora e melhorar a fluidez durante os atendimentos médicos. “Estamos modernizando o sistema para alcançarmos os objetivos pretendidos. A ideia é fazer um protocolo que não traga prejuízos para os gestores do sistema e nem para seus usuários. Contamos com os médicos mais experientes em nossas ESFs e pedimos a eles que colaborem com todos os grupos de profissionais de Saúde do município e que todos se envolvam neste projeto que pretende melhorar os atendimentos à Saúde em nosso município porque este é o sonho de todos nós”.
Em seu pronunciamento, o reitor do UNEC, professor Antônio Fonseca, deu boas vindas aos médicos das ESFs e aos demais participantes e falou sobre as mudanças positivas na reorganização do Protocolo Clínico. “Este debate é importante em vários sentidos. Aqui discutimos o que se deve fazer e o que se pode fazer para melhorar os atendimentos médicos. Estamos estudando maneiras de direcionar o tipo de tratamento médico, de atendimento para que se regularizem de forma planejada os tratamentos médicos em Caratinga”.
A diretora de Instituto de saúde do UNEC, doutora Daniela Fonseca participou do encontro e fala sobre a parceria da instituição com a Prefeitura de Caratinga. “Unimos para colaborar na organização e na preparação para melhorarmos os atendimentos. Estamos trabalhando com um projeto de educação continuada para trazermos o que há de melhor em tratamentos e procedimentos”.