Prefeitura de Imbé de Minas realiza ações de prevenção ao câncer

Clínica itinerante atendeu mais de 150 pessoas em três dias
A Clínica Itinerante conta com toda infraestrutura para exames e atendimentos

IMBÉ DE MINAS – Teve início na segunda-feira (27) e se encerra no dia de hoje, a Campanha de Saúde e Prevenção ao Câncer. Uma clínica itinerante esteve no município afim de realizar exames de mamografia, PSA, preventivo do colo do útero. Até a última quarta-feira (29) foram mais de 150 pessoas atendidas, segundo a equipe de saúde. A iniciativa é da Prefeitura de Imbé de Minas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos profissionais de saúde que integram a equipe itinerante, liderada pela enfermeira Edilene Piller, a prefeitura disponibilizou um grupo formado por servidores públicos do município para dar apoio aos atendimentos. Este grupo foi coordenado pelo enfermeiro Roberto Rodrigues Alves.

Clínica itinerante atendeu mais de 150 pessoas em três dias

IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

A equipe de saúde alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença. No Brasil, estima-se que o câncer de colo uterino seja a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo apenas superado pelo câncer de pele (não melanoma) e pelo câncer de

Equipe de apoio esteve durante todo dia cadastrando pessoas para serem atendidas na clínica itinerante

mama. A evolução do câncer do colo do útero, na maioria dos casos, se dá de forma lenta, passando por fases pré-clínicas detectáveis e curáveis. Dentre todos os tipos de câncer, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. Seu pico de incidência situa-se entre mulheres de 40 aos 49 anos de idade, e apenas numa pequena porcentagem, naquelas com menos de 30 anos, sendo que a faixa de idade para detecção precoce é dos 20 aos 29 anos, período que corresponde ao pico de incidências das lesões precursoras da doença e antecede ao pico de mortalidade pelo câncer.

Equipe de Saúde

OS EXAMES

Segundo a equipe de saúde, o exame de PSA, que está sendo realizado, é de suma importância para detectar o câncer de próstata, pois a descoberta precoce aumenta as chances de cura. “Assim é possível detectar a HPB (hiperplasia prostática benigna), que é o aumento do volume da próstata e não é cancerígena”.

Já o câncer de mama, em grande parte dos casos, pode ser detectado na fase inicial, aumentando assim as chances de tratamento e cura. “Daí a razão e importância de estarem realizando o exame de mamografia”, reforça a equipe de saúde.