Uma vida vivida só por viver? Você vai perder muita coisa!
Recebemos de berço a capacidade única de olharmos para nós mesmos, e de encararmos até aquilo em nós que não nos traz nenhum orgulho – às vezes, chamamos isso de “nossos podres”.
O que seria isso?
Bem, se você alguma vez (?) já assistiu alguma novela global, creio que não há necessidade de explicação: é impressionante como – no horário nobre – quase tudo o que é de ruim na cultura humana é explorado, e geralmente, ‘envelopado’ de forma atraente. É óbvio que o interesse maior é a audiência, e dificilmente, de trazer ânimo, esperança, exemplos de mulheres e homens que, apesar dos pesares, deram a volta por cima, ou não se entregaram às soluções mais comuns, menos exigentes e pouco dignas. Quem decide é o “ibope” nacional! Um grande desfavor, e malefício para todos, especialmente aos que estão em formação (Beira a hipocrisia aquele alerta sobre a idade adequada!), que estão na corda bamba, que nunca obtiveram os fundamentos do certo e do errado, ficam com ‘ideias’ mais e mais criativas, e caem de uma armadilha para outra, afundando-se cada vez mais.
Mesmo assim, e fugindo dessa tendência de pôr a culpa nos outros (na mídia, sociedade, lideranças religiosas, classe política, governo, etc.), convido você a dar uma olhada dentro de você. Como você e todo o mundo sabe, cabe a cada um de nós em particular a última decisão: e u sou o capitão do meu navio!
Ao pensar nos nossos alunos de Teologia que passaram 20ç16 frequentando nossas aulas, posso dizer com convicção que todos eles foram conduzidos e induzidos a olhar para dentro de si mesmos. E o que aconteceu? Descobriram muitas coisas que gostariam de mudar, mas também, e sobretudo, as inúmeras joias, os verdadeiros tesouros escondidos dentro deles!
Autoexame é isso: você olha – sem medo – para dentro de si mesmo, e observa, procura entender, decide encarar o que você descobre. Se for coisa boa, isso lhe trará um sentimento bom, prazeroso, alegre, e que dará ânimo novo. Se for algo negativo, prejudicial – que você só conseguiu olhar mais de perto após ser despertado por uma palavra, uma observação, uma leitura, um diálogo ou mesmo, um debate caloroso – agora que você sabe que isso produz frutos amargos, descartáveis, você quer mudar, arrancar a árvore ou raiz má, e plantar uma que será boa, frondosa, acolhedora a você e aos seus ao seu redor, e, mais, que dê muito fruto – fruto bom, tipo a manga desta região, que não existe melhor na terra!
Eta fruta boa! Aonde quer que eu vou não canso de falar das mangas de Caratinga!
Acho que ela é um fruto de nossa terrinha ainda pouco explorada – tem muita riqueza em cada manga que cai no chão!
Assim, aproveitando a dica, a nossa Faculdade de Teologia também é uma árvore em Caratinga, que cresce para que você deguste muitos sabores vitais, e de valor verdadeiro.
Posso dar um conselho, então? Seja corajoso, examine-se, faça as perguntas que podem causar embaraço a você (mas ninguém verá, pois você está fazendo isso dentro de você mesmo), e corte os galhos secos de sua vida, para que galhos novos, plenos do vigor e do verdume da vida possam formar aquela sombra de alento e ajuda para os seus, e para o viajante cansado, que sofre debaixo do sol causticante…
Acredite: a TEOLOGIA abrirá seus olhos para um lado muito importante e carente de sua vida.
ATENÇÃO:
ÚLTIMAS SEMANAS DE MATRÍCULA PARA A TURMA 2017!
VENHA CONHECER O CURSO – CONHEÇA NOSSOS ALUNOS, NOSSOS PROFESSORES, E DESCUBRA UM MUNDO NOVO – PARA V O C Ê!
Você pode agendar seu vestibular! Visite nosso site WWW.doctum.edu.br ou ligue para (33) 0800 033 1100 / 3322-6226 ou 9 9915 9002.
FACTUAL – Faculdade de Teologia de Caratinga Uriel de Almeida Leitão é credenciada e autorizada pelo MEC, e mantida pela Rede de Ensino DOCTUM.