Matrículas
Os atrasos na divulgação 1ª chamada de encaminhamento dos alunos para a rede estadual de ensino têm sido alvo de muitas queixas. Os responsáveis pelos estudantes não conseguem efetuar as matrículas dos estudantes, pois dependem do funcionamento do sistema do Estado que passa por falhas técnicas.
Água
A reportagem divulgada pelo DIÁRIO ontem, a respeito da cor da água que tem sido fornecida pela Copasa aos consumidores repercutiu. São muitas as reclamações de moradores de diversos bairros da cidade. A Companhia se explicou, mas para muitas pessoas, a justificativa não convenceu.
Novo piso
O reajuste do piso nacional dos professores em 2020 é de 12,84%, em relação ao valor definido para 2019. Segundo previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base na nova estimativa de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o valor mínimo do magistério passa de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15. O novo piso tem preocupado os gestores municipais de todo o país e a CNM alerta para os impactos às finanças das prefeituras.
Altas temperaturas
Caratinga já foi uma cidade de clima mais ameno. Porém o verão não está perdoando lugar algum. O calor está marcando presença todos os dias e as chuvas praticamente não aparecem. O jeito é procurar uma sombra e beber muita água para não desidratar.
TCEMG
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) reabriu o prazo para que as prefeituras mineiras preencham o questionário sobre os conselhos municipais de educação. Disponível desde agosto do ano passado, a pesquisa tem por objetivo identificar as condições de funcionamento e de atuação dos conselhos. Dos 853 municípios mineiros, 117 ainda não fizeram o preenchimento, que deve ser feito, até o dia 31 de janeiro.
Coreano
Vamos aprender coreano, o idioma da moda graças ao famigerado ‘K-pop’. E o Jornal Hoje (TV Globo) fez uma matéria a respeito do aumento da procura para aprender coreano. Ao pedir para que uma aluna escrevesse algo no quadro, a estudante ‘pregou uma peça’ ao escrever “fora Bolsonaro” no idioma estrangeiro, mostrando que ela tá sabendo bem a língua do BTS. Claro que a internet foi à loucura com isso.
Oscar 2020
O documentário “Democracia em vertigem”, da diretora brasileira Petra Costa, foi indicado a melhor documentário no Oscar 2020. O filme mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019. Os filmes-documentários ainda são relegados ao segundo plano no Brasil, mas está na hora disso mudar. Como diria o documentarista chileno Patricio Guzmán, conhecido pelo belíssimo ‘Nostalgia da Luz’, “País sem documentário é igual uma família sem álbum de retratos”.