Hoje é dia!!!!
Hoje é dia das manifestações contra os diversos tipos de corrupção no governo federal, em especial na Petrobras. Milhares de cidadãos vão às ruas exercer seu direito de mostrar indignação. Vamos torcer para tudo ocorra dentro da mais perfeita ordem. Que as manifestações sejam pacíficas e demonstrem o espírito democrático.
Na sexta-feira 13
Na sexta-feira (13), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi às ruas das principais capitais brasileiras manifestar-se a favor da presidente Dilma Rousseff. A imprensa brasileira achou que os manifestantes pró Dilma estavam bem aquém do que se esperava.
Dilma e PT, isolados
Pelo que se percebe, a presidente Dilma vem perdendo, e muito, o apoio popular. Isso ocorre poucos meses de ser reeleita. As investigações de corrupção, as derrotas políticas no Congresso Nacional e principalmente os problemas da economia vão aos poucos minando toda base política da presidente e isolando o PT na estrutura política nacional.
CUT
Em São Paulo, a CUT foi para ruas apoiar a presidente Dilma e apoiar uma greve dos professores da rede estadual de ensino. Como lá o governo é Tucano, a CUT incendiou a manifestação com a luta dos professores. Já em Minas Gerais, os polos se invertem. Hoje a CUT faz parte do governo de Fernando Pimentel (PT), principalmente em cargos de direção da Secretaria de Educação e o professorado está satisfeito com os salários. E ainda há quem diga que o sindicalismo não se mistura com a política!!!!
Caratinga
Em Caratinga, tudo indica não teremos manifestações. Nenhuma instituição organizada tem se mobilizado para tal. Talvez possa haver uma surpresa, já que se percebe nas ruas um alto nível de insatisfação, mesmo que não seja público, apenas individualizado.
Panelaço Gourmet
No domingo passado, dia 8 de março, houve um panelaço em bairros nobres de São Paulo contra o governo Dilma Rousseff. O jornalista Juca Kfouri escreve algo sobre essa manifestação: “Nós, brasileiros, somos capazes de sonegar meio trilhão de reais de Imposto de Renda só no ano passado. Como somos capazes de vender e comprar DVDs piratas, cuspir no chão, desrespeitar o sinal vermelho, andar pelo acostamento e, ainda por cima, votar no Collor, no Maluf, no Newtão Cardoso, na Roseana, no Marconi Perillo ou no Palocci. O panelaço nas varandas gourmet de ontem (domingo/8) não foi contra a corrupção. Foi contra o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade. Elite branca que não se assume como tal, embora seja elite e branca”.
Universidades
No passado, geralmente as universidades e seus estudantes era chama acessa para manifestações. Aqui na Santa Terrinha tem um alto índice de estudantes, mas não se viu nenhum dos centros estudantis se movimentarem a favor do governo de Dilma ou contra, pelo contrário, estão longe da discussão e do debate, “será mudança dos tempos”, como dizia minha avó!!!
E você leitor?
E você leitor? O que está achando de tudo isso? Um presidente que venceu as eleições há poucos meses já teria perdido a legitimidade para governar os próximos quatro anos? Ou nossa democracia seria tão frágil que as instituições controladoras falharam com a nação em esconder fatos importantes para real decisão do eleitor forçando pouco tempo atrás irem as ruas manifestar um novo pensamento em relação aos nossos gestores? Ou não passa de um momento de crise econômica e seus reflexos políticos? O que você acha? Dê sua opinião no Facebook do DIÁRIO.
PT em Caratinga
Ainda não vimos nenhuma manifestação pró Dilma dos petistas em Caratinga; e olha que a presidente foi bem votada na cidade. Está na hora de colocar a camisa vermelha pra lavar, a bandeira, o boné e ir para as ruas, se não!!! Não é do PT!!!
Especial de 20 anos!!!
E tem mais especial neste domingo lindo de manifestações por todo o país. Ontem, a equipe do DIÁRIO relembrou o ano de 2008, quando o PT ganhou as eleições mudando a política e o jeito de administrar a cidade com João Bosco Pessine e seu vice Aluísio Palhares (PMDB). Na foto, JB ao lado Mauro Lopes e, ao fundo, o secretário Edson Soares.
Inauguração do presídio
Também na edição de ontem, a equipe do DIÁRIO trouxe a inauguração do presídio. Neste ano, o ex-prefeito Ernani Campos Porto deixava seu segundo mandato com a maior aprovação popular que um prefeito já teve na Santa Terrinha. Ernani se despedia com obras, salários em dia e com dinheiro em caixa; algo já mais visto na gestão pública da história recente do município.
Milton Ribeiro
Foi também em 2008, que Sô Milton Ribeiro lançou o livro “Cheiro da Terra”. A obra é uma autobiografia, onde narra sua vida em contos e nas colunas dominicais que eram publicadas no DIÁRIO DE CARATINGA. Saudades do Sô Milton Ribeiro.
Hoje tem mais!!!
Hoje tem mais retrospectiva no DIÁRIO, agora abordando 2009, ano em que iniciou a gestão popular de João Bosco Pessine. Um novo jeito de administrar, com figuras novas protagonizando a política em Caratinga, com muito debate e muita contradição. Há quem comente que a política de Caratinga nunca será a mesma após o PT ter assumido a prefeitura. Relembre esses momentos no especial de 20 anos do DIÁRIO