Café
O mercado físico do café vem se recuperando das perdas de agosto e voltando aos patamares de julho. Mas os produtores de café vão se mantendo céticos aos atuais preços praticados e estão vendendo o produto dentro da necessidade das despesas mensais. Para o homem do campo, há espaço para melhores preços.
Café II
Outro fator que vem contribuindo para um momento interessante é que o cafeicultor conseguiu um café de melhor qualidade neste ano, isso se deu devido ao clima seco que predominou na região. Como mercado está ávido por cafés finos é bem possível que os baixos volumes colhidos possam equilibrar pelos bons preços.
Credcooper
Os mais elogiosos adjetivos foram para Feira de Agronegócios realizada pela equipe Sicoob Credcooper no final de semana que passou. Os produtores rurais e cooperados saíram satisfeitos, principalmente, pelo bom atendimento e os vendedores estão a todo vapor para concretizar os negócios que serão financiados pela a cooperativa. Pelo visto, todos ganharam.
Credcooper II
Outro fator importante que chamou atenção foi o local da realização, oYcambRanch. De uma forma discreta, com público alvo selecionado para o evento, as coisas aconteceram em perfeita harmonia para quem precisava vender e quem necessitava comprar, acrescentando a organização impar. Parabéns aos organizadores.
Política
Os candidatosdo 15, Odiel e Davyd, fizeram nesta última quarta-feira (31/8) um comício na Rua do Buraco, no Bairro Santa Cruz. A estratégia do 15 de sair na frente dos eventos de rua tem causado grande entusiasmo na equipe de campanha e nos candidatos da coligação.Uma coisa não se pode negar, Odiel é energia pura nessa campanha.
Dr. Welington e Dr. Giovanni
Já na quarta-feira (31/8), Dr. Welington e Dr. Giovanni estiveram no Bairro Esplanada conversando com povo da Rua Paulina Miranda e pavimentando assim o caminho para chegar às urnas. Welington demonstrou a grande satisfação de estar nesta campanha junto de Dr. Giovanni, que também é pastor da Igreja El Shaday. Para Welinton, é mais que uma campanha, é uma benção elescaminharem juntos.
Marco e Rina
O prefeito Marco Antônio e a candidata à viceRina Grossi vem dando um show de organização de campanha. Nas ruas já são vistos carros adesivados e o programa de rádio e TV está em alto nível. Pelo visto, nos quesitos comunicação e marketing eles não vieram para brincar nesta campanha.
Enoque Batista e Ruimar
Já o candidatodo 13 Enoque Batista é todo entusiasmo na campanha e ainda conta com a força de Wiliane, a sua esposa. Para isso, tem mantido contato com as comunidades urbanas e rurais. Ainda tem gente que especula que JB poderia vir a substituí-lo até o dia 12 de setembro, mas pelo jeito Enoque irá até o fim da campanha.
Márcio Didi
Quem esteve na semana passada visitando o mercado municipal foi o candidato do 90, Márcio Didi (PROS). Em seu discurso, Didi sempre ressalta o seu preparo para exercer o cargo, já que ele tem os diplomas de Contabilidade e de Direito.
Van Gogh
Já o candidato do PSOL tem sido cobrado por maior ênfase na divulgação de sua campanha, mas Van Gogh ressalta que sua campanha começou humilde e permanecerá humilde. Será de reunião em reunião, contato com o público e principalmente um debate amplo com demais candidatos. Van Gogh já avisou que está esperando o debate na televisão para que o público avalie que ele pode ser o melhor para Caratinga.
Fiscalização
A chamada minirreforma eleitoral, implementada pela Lei nº 13.165, trouxe algumas mudanças em relação àpropaganda eleitoral, como adiar o início da campanha de 6 de julho para o dia 16 de agosto do ano da eleição. Daí a campanha ter começado mais tarde e muita gente comentando que neste ano as eleições estão mais desanimadas. Pode até ser, mas a mudança da legislação foi o motivo maior para o tal desânimo.
Regras
Muitas regras ajudaram a diminuir os custos de campanhas e proibiu a poluição visual que as campanhas proporcionavam. Exemplos: a nova legislação proibiu as pinturas em muros, a veiculação de propaganda em bens particulares agora só poderá ser feita em adesivo ou papel, com área máxima de meio metro quadrado, devendo ser espontânea e gratuita. Então nada do morador pedir dinheiro para o candidato para usar o espaço de sua casa.
Regras II
Os cavaletes, que nas eleições passadas havia até disputas para ver quem colocava mais nas calçadas, agora está vedado, assim como a utilização de placas, estandartes, faixas, bonecos e assemelhados.
Regras III
Já as bandeiras, ao longo das vias públicas, continuam permitidas, desde que não dificulte o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Além disso, o material precisa ser removido entre às 22h e às 6h.
Regras IV
O conceito de carro de som foi ampliado e passou a abranger qualquer veículo, motorizado ou não, ou ainda tracionado por animais, que transite divulgando jingles ou mensagens de candidato. Com isso, bicicletas, carroças e motocicletas de som, entre outros, passam a ser permitidos. Entretanto, a utilização desses equipamentos permanece restrita ao intervalo entre as 8h e às 22h, e, em nenhum horário, será admitido seu funcionamento a menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, dos Tribunais Judiciais, de estabelecimentos militares, hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.
Regra V
Na propaganda dos candidatos a prefeito deve constar, também, o nome do candidato a vice, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% do nome do titular. Assim o povo vota no prefeito e no vice e fica sabendo quem é. Avaliar a chapa é importante.
Regra VI
Outra boa regra diz respeitoao derrame de material gráfico, conhecido como “voo da madrugada”. O derrame de material de propaganda no local da votação ou nas vias próximas, às vésperas da eleição, constitui propaganda irregular. No dia da eleição, essa prática configura ainda o crime de boca de urna. Também não pode ser veiculada propaganda eleitoral em táxis nem em outros veículos destinados ao transporte público ou ao serviço público (como coleta de lixo ou transporte escolar, por exemplo). Em veículos particulares, admite-se a afixação de um adesivo microperfurado até a extensão do para-brisa traseiro. No resto do veículo, os adesivos estão sujeitos ao tamanho máximo de meio metro quadrado.
Internet
Sobre as regras na internet a nova legislação não trouxe mudanças nas regras para veiculação de propaganda eleitoral na Internet, que continua permitida nos sites dos candidatos, partidos e coligações, em provedor estabelecido no país, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral, bem como em blogs, redes sociais e sítios de mensagens instantâneas. O envio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação também é autorizado. Entretanto, continua vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na Internet, incluindo os chamados “links patrocinados”.