Oficial da PM explica como serão desenvolvidos os trabalhos da instituição na região do 62º BPM
CARATINGA – A fim de promover a ordem e a tranquilidade durante o feriado prolongado de carnaval, a Polícia Militar desencadeará a “Operação Carnaval 2017”, entre sexta-feira (24) e quarta-feira de cinzas (1/3), em todo o estado de Minas Gerais. Na manhã de ontem, o tenente Fabrício Pizzani concedeu entrevista coletiva, onde explicou como serão desenvolvidos os trabalhos na região do 62º Batalhão de Polícia Militar.
De acordo com o oficial, a Operação Carnaval 2017 irá empregar o efetivo administrativo e operacional de policiais militares nas cidades onde ocorrem festividades de Carnaval com grande aglomeração de pessoas. “Neste período é importante observamos que todo o efetivo do 62º BPM estará nas ruas. A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais não tem nenhum policial de férias neste período de carnaval justamente para fazer frente a essa demanda de festividades e essa necessidade de emprego e de garantir a segurança das pessoas que vão participar dos eventos alusivos ao carnaval”, disse o oficial.
O 62º BPM atende a 22 municípios e os festejos de carnaval acontecerão em Raul Soares, Ipanema, Ubaporanga, Imbé de Minas e São Domingos das Dores. “Nesses locais, além de todo o efetivo, receberemos reforço de 46 policiais militares vindos de Ipatinga para somar com os militares do 62º BPM e garantir que o período de carnaval transcorra de maneira tranquila, com segurança”.
O oficial observou que o comando do 62º BPM solicitou junto a 12ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito para que seja intensificado o policiamento em torno das rodovias estaduais por onde haverá a realização de carnaval. “Inclusive haverá a utilização de etilômetros (bafômetros) nestes locais justamente para evitar que tenhamos acidentes decorrentes da utilização de álcool concomitante com a direção de veículos. Então de forma preventiva, anteciparemos as ações”, especificou tenente Pizzani.
Nas cidades onde não haverá festejos de carnaval também terão reforço no policiamento. “As escalas de serviço serão adaptadas, estendidas até mais tarde, pois mesmo que não haja eventos, nós temos nestes locais pessoas que comemoram em suas residências. Então o policiamento nos 22 municípios que integram o 62º BPM será reforçado”.
ORIENTAÇÕES
De acordo com o oficial, segurança pública se faz com participação. “Contamos com apoio da comunidade no que se refere a prevenção. Quem for viajar, não esquecer de trancar sua residência, conversa com vizinho de sua confiança e pedir para olhar a casa e fazer contato com a PM quando houver movimentação suspeita”, orientou tenente Pizzani.
Mas para quem for participar das festividades, a orientação principal é evitar estar com carteira exposta no bolso traseiro da calça. “Ter cuidado com celulares e outros objetos e assim evitar ter surpresas desagradáveis. Em relação aos veículos, procurar estacionar locais seguros, iluminados”, aconselhou o oficial.
DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR
– Trancar portas, janelas e portões;
– Solicitar ao vizinho que recolher correspondências e acione a PM quando observar pessoas suspeitas;
– Não deixar visíveis ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada ou saída de pessoas,
– Montar uma rede de vigilância com seus vizinhos.
CUIDADOS COM O VEÍCULO
– Estacionar em locais iluminados e movimentados;
– Manter os vidros fechados, portas travadas e alarmes acionados;
– Não dar carona a desconhecidos,
– Não deixar objetos visíveis.
VOCÊ ESTARÁ MAIS SEGURO SE:
– Evitar brigas e confusões;
– Evitar carregar altas somas e dinheiro ou joias;
– Jamais reagir a um assalto. Procure memorizar os traços, sinais particulares, e as roupas dos infratores, repassando as informações para a Polícia Militar.