Psiquiatra fala sobre sua carreira e da acolhida recebida em Caratinga
CARATINGA – Radicado há nove anos em Caratinga, o psiquiatra Nélio Santos Dias Mazarak, 39 anos, foi escolhido o destaque na área da Medicina neste ano de 2015 pela equipe do DIÁRIO. Ele é natural de Santos/SP, mas se formou pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nélio é casado com a pediatra Ana Gabriela Pimenta Cruz Mazarak, 39. O casal tem dois filhos: Lucas Pimenta Cruz Mazarak, 9, e Beatriz Pimenta Cruz Mazarak, 6.
Ele conversou com a reportagem do DIÁRIO e falou um pouco sobre sua vida e sua carreira.
Por que escolheu a psiquiatria para atuar? Há quantos anos está nesta área?
Quando terminei a faculdade tinha algumas dúvidas em relação a qual especialidade escolher. Comecei então a trabalhar no PSF. No PSF você tem contato com praticamente todas as especialidades. Percebi então que a clínica médica, a relação médico/paciente, ouvir o paciente era o que mais me atraía na Medicina. Foi então que optei pela Psiquiatria. O diagnóstico é basicamente clínico, não tem quase nenhum exame complementar. Estou, praticamente, há dez anos nesta área.
Atualmente qual problema mais assola a sociedade em termos emocionais?
Sem dúvida nenhuma a depressão. A depressão pode ser considerada o mal do século. A depressão acomete 14% da população, se considerarmos as depressões reacionais, esse número é muito maior. Levando a um prejuízo funcional muito grande, tanto para vida pessoal, quanto para a profissional.
Por que escolheu Caratinga para trabalhar?
Quando nasceu meu primeiro filho, o Lucas, procurei uma cidade do interior, mais calma em comparação a Belo Horizonte. Fui criado no interior e queria a mesma coisa para os meus filhos. Curtir mais a família, longe da violência, do trânsito da capital. Caratinga nos acolheu muito bem. Estamos há nove anos na cidade e muito felizes com a nossa escolha.
Sua esposa também é médica?
Sim. Ela trabalha com Pediatria, Puericultura e Neonatologia. Sou suspeito para falar, mas é uma profissional excelente, com uma capacidade muito além da média.
Qual conselho daria para que as pessoas vivam menos estressadas e depressivas?
Fatores externos, hábitos de vida saudáveis. Alimentação, atividade física, sempre alguma coisa que goste de fazer, não encarar como obrigação. Quebrar a rotina, conversar com outras pessoas assuntos que não vão fazer, às vezes, diferença na vida, mas tira a cabeça um pouco das preocupações. Pragmatismo, ou seja, planejar, por exemplo, um passeio, uma viajem. Se preocupar menos com problemas pequenos.
O que representou para o senhor ter sido escolhido o destaque da Medicina pelo DIÁRIO DE CARATINGA?
Fiquei muito feliz. É um reconhecimento do meu trabalho, mostra que estou no caminho certo. Estimula a melhorar cada vez mais através de novos conhecimentos, novas capacitações. Agradeço muito a escolha de destaque na Medicina. Agradeço ao Diário de Caratinga e aos meus pacientes que de alguma forma eu pude ajudar, com melhora na qualidade de vida. Obrigado.