Medicina do UNEC realiza Aula Inaugural com histórias de sucesso

A programação foi aberta pelo reitor do UNEC, professor Antônio Fonseca da Silva

CARATINGA – Para receber e inspirar os estudantes no início do ano letivo, o curso de Medicina do UNEC promoveu sua Aula Inaugural na última segunda-feira, 06.  O evento teve como tema “Medicina UNEC: Histórias de Sucesso” e trouxe ex-alunos da instituição para contar suas experiências ao longo da graduação e nas áreas em que atuam no mercado de trabalho.

A programação foi aberta pelo reitor do UNEC, professor Antônio Fonseca da Silva, que destacou a proximidade do centro universitário com seus egressos, muitos dos quais permanecem na instituição. “Nós não só oferecemos estágio aos estudantes, mas, de uma maneira muito especial, recebemos os ex-alunos como funcionários. Isso significa que nós acreditamos nos nossos alunos, e vários deles hoje exercem um trabalho espetacular, com muita dedicação e competência”, declarou.

Na plateia estavam presentes alunos do primeiro ao sétimo período do curso de Medicina

Na plateia estavam presentes alunos do primeiro ao sétimo período do curso de Medicina. De acordo com o coordenador, Diogo Pena Moreira, a intenção foi garantir que a integração entre estudantes, egressos e professores não ficasse restrita aos calouros. “Queremos brevemente apresentar também o que é o UNEC e a estrutura que temos na área da saúde: o CASU, o Centro de Reabilitação, o Instituto CASU Social. O mais importante é dar as boas-vindas a esses alunos e fazer com que eles se sintam em casa”, ressaltou.

O pró-reitor de Ensino do UNEC, professor Dr. Roberto Santos Barbieri, também mencionou os serviços de saúde da instituição como boas possibilidades oferecidas ao longo do curso para aprender a medicina na prática. “O CASU caminha para ser um hospital regional, está credenciado aos órgãos superiores como instituição hospitalar, já tem um número de leitos cadastrados no sistema federal. Isso

As dicas dadas pelos egressos trouxeram motivação para o público

é muito importante para o curso de Medicina, e vai dando também uma autonomia para o curso, que daqui a algum tempo pode ser completamente independente de outras estruturas hospitalares de que dispomos na região”, comentou.

MOTIVAÇÃO

O tema central do encontro foi a trajetória de estudantes do curso durante a graduação e suas vidas após a formatura. Dois médicos formados pelo UNEC estiveram no palco contando suas histórias, e outros três enviaram depoimentos em vídeo. “A instituição fornece toda a base para que eles façam a diferença no futuro, e estamos apresentando alguns exemplos. Temos oncologistas, neurocirurgiões, médicos de várias especialidades e de muito sucesso”, afirmou Diogo Pena.

As dicas dadas pelos egressos trouxeram motivação para o público. Suellem Alves, estudante do quinto período de Medicina, é fonoaudióloga e busca a segunda graduação por considerar a profissão instigante. Assim como as pessoas que se apresentaram, ela aconselha aos novatos que se dediquem ao máximo. “O curso não é fácil, mas é muito gratificante. Eu tenho duas crianças, tive que abrir mão de muita coisa. Mas quando você se vê ajudando os pacientes, sente que qualquer esforço vale a pena”, disse.