LEI DO DESCANSO DO MOTORISTA

Luiz Tarcízio, inspetor da PRF, alerta motoristas sobre a Lei do Descanso

Luiz Tarcízio, inspetor da PRF, explica que os caminhoneiros devem estar com tacógrafo funcionando e provarem que estão descansando durante as viagens

 

CARATINGA – São longas as horas trabalhadas nas estradas, e os motoristas precisam descansar para que as viagens sejam tranquilas e sem riscos de acidentes. Mas nem sempre essa é a realidade, e o inspetor Luiz Tarcízio, da Polícia Rodoviária Federal, alerta para a Lei do Descanso, que os caminhoneiros precisam cumprir.

Segundo Luiz Tarcízio, a fiscalização é feita através do disco de tacógrafo. “Todo caminhão, ônibus, tem o tacógrafo que registra durante todo o dia a movimentação daquele veículo. Ele registra a velocidade, o tempo que a pessoa está dirigindo, a velocidade que o veículo desenvolve durante o seu deslocamento, e através desse equipamento é que a polícia fiscaliza a lei do descanso”, explicou o inspetor da PRF.

Tarcízio observa que nas últimas 24 horas que estão registradas no equipamento, o motorista tem que ter descansado 8 horas direto, ou 11 horas alternadas. “Às vezes são 8 horas mais 3 horas, vai alternadamente parando. Se o motorista não tiver esse descanso comprovado através disco do tacógrafo, ele tem que descansar 11 horas. A Polícia aborda, verifica o equipamento, conferiu lá, não descansou, ele é parado para descansar”.

Ainda de acordo com o inspetor Tarcízio, a cada cinco horas e meia, o motorista precisa parar meia hora e descansar. “Como os caminhoneiros não param para descansar, acabam acontecendo muitos acidentes. Já abordamos pessoas aqui que em 24 horas não tinham descansado nada, e com isso ele coloca em risco constante quem está transitando na estrada, porque ele perde totalmente os reflexos. Para conseguir cumprir o horário sem descanso, o motorista costuma fazer uso de drogas ilícitas, geralmente o popular rebite, ou a cocaína, drogas que o deixa totalmente aloprado, fora de si. A gente sempre consegue ver nas redes sociais alguns vídeos feitos por quem está nas estradas, mostrando comportamento de alguns motoristas dirigindo de forma louca pelas estradas, tudo provocado pelo uso de drogas e a falta de descanso”, disse.

Tarcízio explica ainda que os motoristas de caminhões que transportam verduras, legumes, que são cargas perecíveis, que tem certo tempo pra chegar ao destino, costumam fazer o uso de drogas para cumprir o horário. “Acontece muito com quem vem do Nordeste trazendo frutas, legumes, para entregar às vezes na Ceasa do Rio de Janeiro ou em São Paulo, e aí as pessoas vêm dirigindo de forma totalmente irresponsável”, ressaltou Tarcízio.

Para o motorista que descumprir a lei, além de ter que parar pra descansar, é multado e o veículo é retido faz por determinado prazo. “Se o motorista não descansou nas últimas 5 horas e meia, vai descansar 30 minutos, se não descansou nas últimas 24 horas, é obrigado a descansar 11 horas. E ele tem que estar com tacógrafo em dia, funcionando, porque às vezes o tacógrafo está com defeito, as agulhas não estão registrando, às vezes ele não consegue abrir o tacógrafo para provar que está funcionando, então se não conseguir provar que descansou é obrigado a parar 11 horas para depois seguir a viagem”, conclui o inspetor da PRF.