A obra conta a história de sua família no mercado agropecuário, elétrico e no comércio em Caratinga
CARATINGA – A noite dessa última terá-feira (05) pode ser considerada um momento importante para a história de Caratinga. O empresário Josephino Gonçalves lançou seu primeiro livro, “Janelas da Vida”, contando a história de sua família em Caratinga desde a chegada do seu avô Joaquim Felisberto, também chamado de “Capitão” Felisberto, ao distrito de Dom Lara. Uma história caracterizada por pioneirismos, valores e muito trabalho, já que o empenho dos envolvidos protagonizou o crescimento da cidade e impulsionou, principalmente, a expansão da eletricidade.
“O intuito era contar a história dos meus avós e bisavós, que chegaram há muito tempo e desbravaram a região. Já que meu pai mudou da roça para a cidade para nós estudarmos, participamos do crescimento da cidade, do seu desenvolvimento. E pudemos observar o quanto mudou daquele tempo até hoje. Tenho a honra de ser descendente dessa família”, Josephino declara.
Josephino atualmente está aposentado. Além de empresário, ele também já foi produtor rural. Sua mãe era benzedeira renomada e seu pai foi o primeiro eletrotécnico na cidade a consertar aparelhos de rádio, um dos principais meios de comunicação na época. “Janelas da Vida” remonta o modo de vida e os feitos de seus antepassados, através de pesquisas e do que o autor escutou de alguns familiares. A origem de seu avô Felisberto ninguém sabe, mas a contribuição de filhos, netos e bisnetos até hoje para Caratinga ainda é bastante reconhecida.
“É uma conquista muito grande poder expressar essa história para aquelas gerações que estão vindo e não conhecem a origem da família, a origem de pessoas que lutaram e desbravaram uma região, e que com o trabalho delas contribuíram para o conforto da família e da cidade. E, assim, construindo nosso nome aqui em Caratinga”, defende Sérgio Gonçalves, filho do autor e advogado.
O livro teve a participação do escritor Eugênio Maria Gomes, pró-reitor de Administração no UNEC, e apoio da Editora FUNEC e da Academia Caratinguense de Letras (ACL). Josephino Gonçalves é membro da Assembleia Administrativa da FUNEC. “É uma história muito bonita e bem contada, eu conclamo a todos que ainda não tiveram a oportunidade, que leiam o livro. É mais um escritor, mais uma obra chegando, a cultura agradece, a literatura agradece, a Academia de Letras participa e a FUNEC apoia. Tenho certeza que a comunidade irá gostar”, adianta o professor e escritor Eugênio Maria Gomes.
A arrecadação com as vendas do livro serão destinadas à Casa de Apoio e Recuperação, Ressocialização e Profissionalização Desafio Jovem El-Shadai, localizada no distrito de Dom Modesto, em Caratinga. Os interessados em adquirir um exemplar podem procurar a pró-reitoria de administração do UNEC, no Campus I, Centro de Caratinga, ou ligar no telefone 3322-7900 ramal 7934.