Irmão Supermercados realiza 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

CARATINGA – Foi realizada de 27 a 31 de outubro, a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Irmão Supermercados. A semana, que é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), teve o objetivo conscientizar e levar aos trabalhadores, através de várias palestras, a importância da segurança no trabalho. “A CIPA, que é regulamentada pela Norma Reguladora 5, tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”, explica a direção da empresa.

 

SIPAT

No dia 27, a abertura do evento foi realizada pelos sócios proprietários do Irmão Supermercados, Ary Soares e Mário Éber, e pelos membros da gestão 2014/2015 da CIPA. Neste dia foram ministradas palestras com temas ligados mais restritamente a CIPA e o seu papel dentro das empresas e a importância do uso dos equipamentos de proteção individual pelos colaboradores. A palestra com o tema: “CIPA, sua importância e sua autonomia” foi ministrada pela técnica de segurança do trabalho Márcia Cristina. A outra palestra do dia foi ministrada pelo técnico de segurança do trabalho, pastor Sebastião Correa, que teve como tema: “A importância do uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual)”.

No dia 28, as palestras focaram em noções de primeiros socorros e uma correta condução no trânsito. As palestras do dia foram ministradas, respectivamente, pelo Corpo de Bombeiros Civil de Caratinga e pela 22ª Cia Independente de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, representada pelo tenente Ribeiro.

No dia 29, as palestras focaram em hábitos saudáveis para o trabalhador, como sua alimentação e a prática de exercícios laborativos, caminhada e academia. A nutricionista do Irmão, Andreiza Raposo Diniz, falou sobre “Alimentação saudável”, enquanto o fisioterapeuta Wagner Maciel abordou o tema “Ginástica Laboral”.

No dia 30, as palestras tiveram o objetivo levar aos colaboradores do Irmão uma maior conscientização sobre a saúde pública de Caratinga para a prevenção de doenças e uma conscientização, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de cânceres de casos muito incidentes em mulheres e homens, como o de mama e próstata. “Vale lembrar que o Irmão apoia o Núcleo do Câncer de Caratinga em suas ações e foi parceiro da campanha Outubro Rosa e também é parceiro da campanha Novembro Azul, campanhas que têm o intuito de conscientizar e prevenir respectivamente o câncer de mama e o câncer de próstata”, informa direção do supermercado.

O agente da Vigilância Sanitária, Dário Gessé da Silva, tratou do tema “Dengue, prevenir é melhor do que remediar”. Em seguida houve uma palestra falando sobre “DST, câncer de Mama, HPV e câncer de pênis e próstata” ministrada pelo médico ginecologista Admardo Rannieri de Assis Cunha.

Para o dia 31, dia de encerramento do evento, o tema escolhido foi à motivação do trabalhador. “Pois na segurança do trabalhador, nada mais importante que seu bem estar, seu estado de espírito para uma correta postura dentro de seu ambiente de trabalho”, pondera a direção da empresa. A palestrante do dia foi Angelita Lélis.

Além das palestras, durante todos os dias do evento foram sorteados brindes e servidos lanches aos colaboradores e convidados.

Funcionários do Irmão participam da 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Funcionários do Irmão participam da 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Dário falou sobre a dengue e as forma de prevenir a doença, já o médico Admardo Rannieri abordou as doenças sexualmente transmissíveis
Dário falou sobre a dengue e as forma de prevenir a doença, já o médico Admardo Rannieri abordou as doenças sexualmente transmissíveis
Palestras foram ministradas durante todos os dias da SIPAT
Palestras foram ministradas durante todos os dias da SIPAT
Representantes dos bombeiros civis e da Polícia Militar ministraram palestras
Representantes dos bombeiros civis e da Polícia Militar ministraram palestras