Instituto CASU Social realiza curso de Reaproveitamento de Alimentos
CARATINGA – Na última quarta-feira (17) os assistidos pelo Instituto CASU Social – mantido pela Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC, residentes no bairro Santo Antônio, participaram do minicurso “Reaproveitamento de Alimentos”. A ação, ministrada pela nutricionista Brunela D. Rossoni Laignier, se
propôs a ensinar como partes dos alimentos que normalmente jogamos fora podem ser utilizadas de maneira prática e saudável.
A capacitação durou cerca de três horas e mobilizou 22 participantes. Brunela contou com a ajuda de três estudantes do curso de Nutrição do Unec: Nilton Vieira e Luiza Carla Serafim, do oitavo período; e Rayane Gomes Louvado, do terceiro. “Os participantes do curso também puseram a mão na massa para preparar as receitas que ensinamos. Foi um encontro muito interativo”, afirma a nutricionista.
Durante a capacitação, a profissional abordou a questão do desperdício de alimentos, passou dicas de compra consciente e ensinou técnicas de conservação, higienização e preparo para aproveitar os nutrientes ao máximo. Em seguida, foram preparadas quatro receitas envolvendo elementos pouco convencionalmente usados dos alimentos, como cascas, talos e sementes. “As pessoas se surpreenderam com a quantidade de coisas que podemos fazer com as técnicas de reaproveitamento”, conta Brunela.
O curso é parte das ações de uma das mantidas pela Funec – o Instituto CASU Social -, que presta serviços como atendimento médico e psicológico, serviço social e capacitação de jovens na Cantina Rainha da Paz. Outro curso voltado para o preparo de alimentos acontecerá no dia 30 de agosto, com a mesma equipe.