Iniciativa de endomarketing no UNEC visa melhores resultados institucionais e funcionário mais satisfeito e produtiv
CARATINGA – Seguir à risca o conceito adotado pelas corporações de sucesso, em todo o mundo, de que funcionário mais satisfeito com seu ambiente de trabalho, é um funcionário mais produtivo e eficiente. Esta é uma das metas do lançamento da Dança de Salão, projeto coordenado pela Pró-reitoria de Administração do Centro Universitário de Caratinga em mais uma iniciativa criativa do novo plano de endomarketing proposto pela Política Institucional da Fundação Educacional de Caratinga (Funec).
“Funcionário não é um recurso, mas sim um parceiro. Um funcionário satisfeito com seu trabalho produz mais e, principalmente, reverte melhor qualidade de atendimento à população no contexto de onde a empresa está inserida”, defende o Pró-reitor de Administração, professor Eugênio Maria Gomes, especialista em Marketing e idealizador da iniciativa.
A Dança de Salão é mais uma das atividades propostas pela Política Institucional da Funec embasada no conceito de endomarketing. Além desta ação mais recente, já são oferecidas Ginástica Laboral Semanal para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, palestras de orientação, como a que aconteceu dirigida ao controle financeiro com o especialista Florentino Costa, atendimentos especializados na área da saúde, programa de incentivo a qualificação, inclusive facilitando o acesso aos cursos de graduação, e outras.
“Nossos funcionários recebem atendimentos em diversas áreas, como os que são oferecidos pelos cursos de Psicologia, Nutrição, Medicina, mas, além disso, buscamos uma qualidade de vida social”, reforça o professor Eugênio.
E os funcionários estão, de fato, envolvidos com as atividades. “É muito divertido poder se relacionar com os nossos amigos de trabalho e ao mesmo tempo aprender coisas novas”, relata Júnia Maria Fernandes, auxiliar de biblioteca. “Divertidíssimo aprender a dançar e se entrosar com o pessoal de outros setores. Além disso, estamos nos exercitando o que significa mais qualidade de vida e saúde”, opina a supervisora pedagógica, Angélica Nunes.
MAS O QUE É ENDOMARKETING?
Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações. “É o funcionário visto como um cliente e todo mundo sabe que, cliente encantado, é cliente fiel à marca”, conclui professor Eugênio.