O que é ser família?
Família é um grupo de pessoas, que divide o mesmo gosto pela vida. Que divide o mesmo sentimento.
Que não importa não dividir o mesmo sangue.
Mas consegue tornar-se um para o outro mais que isso…
Ajudando, dando apoio… Sendo como dizemos… irmãos
Têm pessoas que são tão parecidas… Que não precisa ter a mesma descendência e sabe quando é necessário seu conselho… Quando é preciso rir e se divertir
Ou até mesmo dividir as mesmas lágrimas…
Pois, a família somos nós que escolhemos…
As pessoas que amamos, que passamos a conhecer…
Que percebemos que têm mais em comum que apenas laços de sangue…
São essas pessoas que passam a se tornar essenciais em nossas vidas. Maninhas… Irmãos… Primos… Primas…
Apenas por dividir os mesmos sentimentos…
Família na bíblia
A família é muito importante para Deus, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. Juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.
Mais tarde, foi dito que o homem que se casasse deveria sair da sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa (Gênesis 2:24). Após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias. Gênesis 12 diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas.
Família nos dias de hoje
Hoje, as famílias estão perdendo o seu valor. São famílias vivendo na miséria de um mundo materialista. Onde cachorro, carro, televisão e vaidade têm mais valores do que a própria família. Em nosso dia a dia, as famílias estão perdendo os valores.
Alguns valores que estão se perdendo: amor, respeito, empatia, honestidade e perdão. São valores fuundamentais e que toda família precisa para alcançar a felicidade.
Perdão
Esta palavra, nos dias de hoje, talvez seja uma das mais difíceis de dizer. Perdoar talvez não seja tão fácil.
O perdão é uma excelente forma de expressar o amor. Ao longo da vida familiar, serão muitas as vezes em que você vai cometer erros. Aceitar que cometeu uma falta, perdoar e corrigir fazem parte da dinâmica de uma família saudável e feliz.
Com a rigidez, a negatividade e o orgulho, não se constrói o perdão. Em contrapartida, se combinarmos amor, honestidade e empatia, tudo será possível.
Para encontrar a força, tanto para perdoar como para pedir perdão quando for necessário, o segredo é praticar diariamente. Assim, quando for necessário, não será uma tarefa homérica, mas algo natural.
O perdão é um princípio fundamental para a vida cristã; uma das coisas que mantém muitos em cativeiro hoje. – A maioria está muito bem com o princípio do perdão, mas nunca realmente executa o seu pleno significado em sua vida.
– A falta de perdão na vida de uma pessoa é uma escravidão destrutiva que causa contenda, divisão, depressão, opressão, doença, divórcio e até mesmo condenação.
Definição de Perdão: Conceder indulto gratuito ou remissão de qualquer ofensa ou dívida; desistir de toda reivindicação.
A palavra grega traduzida como “perdoar”, significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação.
- O perdão é uma ordem não uma sugestão. Mateus 6:14-15
(Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as)
– Isto é fato depois que o Senhor ensinou Seus discípulos a orar.
– Este é um princípio espiritual
– Deus não quer falar conosco até que reconciliemos nossas diferenças com o outro. (Mateus 5:24) (Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta)
– Prov. 19:11 “O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão” em outra versão (A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.)
– Prov. 24:29 “Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra”
– Colossenses 3:12-13 “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”
- Não há limite para o perdão. Em Mateus 18:21-22nos mostra o que devemos fazer (Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: ‘Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete’.
– Jesus não disse para perdoar 490 vezes e parar, é ilimitado.
– Quantas vezes você quer ser perdoado?
– 1 Coríntios 13:5 – O amor não guarda rancor.
– 1 Pedro 4:8 – O amor cobre uma multidão de pecados.
– Devemos aprender a perdoar como Deus perdoa.
– Salmo 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.
Que possamos aprender a perdoar para que nossa vida não seja travada. Que Deus possa te abençoar cada dia mais. Semana que vem falaremos sobre empatia. Lembrando que nosso seminário ‘Cuidando de nossas famílias’ é este final de semana. Não fique de fora. Faça sua inscrição no ponto Cristão, na livraria do planeta Gospel.
Que Deus possa abençoar sua vida cada dia mais.
Adenilson Geraldo
Palestrante para casais e jovens
Renovando as Alianças: (33) 99974-2040