ENVELHECER É UM PROCESSO NATURAL

cv  * Raquel Xavier Ligeiro Dias

A longevidade foi uma das grandes conquistas do século XX.  O envelhecimento da população mundial é um fenômeno recente, resultante da queda da taxa de mortalidade, da eficácia de novos métodos de diagnóstico precoce e de novas terapias para inúmeras doenças crônicas e degenerativas.

Apesar dos graves problemas de Saúde Pública, o cuidado ministrado aos idosos vem ganhando maior importância nos países em desenvolvimento como o Brasil; onde segundo dados do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) IBGE, 2007, a expectativa de vida para 2050 será de 81 anos.

Os processos biológicos inerentes ao envelhecimento são multifatoriais, com níveis variáveis de indivíduo para indivíduo, determinando o limite na duração da vida. O envelhecimento é um fenômeno natural, envolvendo alterações neurobiológicas estruturais, funcionais e químicas. Também incidem sobre o organismo fatores ambientais e socioculturais como qualidade e estilo de vida, dieta, sedentarismo e exercício; intimamente ligados ao envelhecimento sadio ou patológico.

Neste contexto, é possível que o envelhecimento saudável seja conquistado pelos indivíduos que desde a infância. Isso se a pessoa for assídua a uma dieta adequada e práticas esportivas, evitando a dependência química ou exposição a fatores debilitantes, buscando sempre reduzir os níveis de estresse físico e mental. Em outras palavras, a qualidade de vida é imperativa para um bom envelhecimento.

A qualidade da nutrição e a realização de atividade física em muito podem contribuir para a preservação do funcionamento do sistema imunológico. Deficiências em micronutrientes e vitaminas estão associadas ao decréscimo da função de defesa do organismo. Proteínas, Zinco e Vitamina D fortalecem as defesas naturais corpo prevenindo infecções. Estudos demonstram que idosos submetidos a quadros de estresse emocional, depressão, apresentam maior risco de infecções, doença autoimune e câncer.

Dentre as principais dicas para o envelhecimento saudável, destacam-se:

  • Praticar regularmente atividade física;
  • Manter uma dieta rica em frutas e verduras;
  • Evitar hábitos nocivos como álcool e tabagismo;
  • Procurar dormir bem;
  • Evitar o estresse;
  • Realizar atividade prazerosas, ainda que seja só por lazer;
  • Exercitar a memória. Atividades como leitura e filmes ajudam a manter a mente em ação;
  • Manter relações afetivas;
  • Desenvolver a espiritualidade, nos ajuda a lidar melhor com os sentimentos e emoções;
  • Manter sempre o bom humor. Dar boas gargalhadas!

Assim, é importante mencionar que com o avanço do processo de envelhecimento populacional torna-se, imprescindível a buscar por novos conhecimentos acerca da biologia do envelhecimento que contribuam para a elaboração de protocolos clínicos ainda mais eficazes visando, sobretudo, a prevenção das principais doenças que acometem os idosos.

Envelhecer é um processo natural que envolve perdas, ganhos e maturidade, diante disso, vale refletir as sábias palavras de Augusto Cury ‘se o tempo envelhecer o seu corpo, mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz’.

 

 

* Raquel Xavier Ligeiro Dias possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas- MG. Especialista em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras- MG. Mestre em Ciências Naturais e da Saúde pelo Centro Universitário de Caratinga- UNEC. Docente e pesquisadora dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências da Saúde: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina do Centro Universitário de Caratinga- UNEC. Editora Executiva da Revista de Ciências da FUNEC Editora

Para mais informações sobre a autora, acessar http://lattes.cnpq.br/9769358307767560