Evento é realizado na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro e conta com representante do UNEC
RIO DE JANEIRO – Debater os desafios e perspectivas do ensino superior no país. É com tal propósito que foi realizado o Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão das Instituições de Ensino Superior Privadas. O evento foi realizado na Universidade Veiga de Almeida, a Uva, no campus da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Cerca de 80 dirigentes, entre eles, reitores e pró-reitores de diversas Universidades do Brasil estiveram presentes. Em pauta, uma avaliação da educação superior, sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão.
A Fundação Educacional de Caratinga marcou presença, sendo representada pelo professor doutor Eugênio Maria Gomes, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e extensão do Centro Universitário de Caratinga e diretor da Unec TV. “É uma oportunidade ímpar, envolvendo temas importantes sobre o fomento, a viabilização de pesquisas e a ampliar de cursos de Pós-Graduação. É uma interação bacana. Muitas pessoas participam e o UNEC também se faz presente nesse importante evento no Rio.”

O encontro é uma realização da FUNADESP, Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular e foi aberto com uma palestra do professor Marcelo Napimoga, coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Napimoga destacou, dentre outras questões, a qualidade das instituições de ensino superior do Brasil. “As instituições particulares estão em processo de amadurecimento, numa crescente em termos de nota, mais a qualidade delas é evidente. Aproveitamos a ocasião para trazer informações sobre ‘movimentos’ que ocorrem dentro do governo em termos de pesquisa e tecnologia. Com isso, as instituições tendem a se organizar da melhor maneira possível, e planejar os próximos passos em relação à pesquisa.”
Membro do Conselho Curador da FUNADESP, Nelson de Carvalho Filho, também marcou presença no encontro. Carvalho aproveitou para destacar o papel da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular em todo o processo. “A Fundação presta apoio a pesquisas em instituições privadas do Brasil. Ela se apresenta como uma solução para vários programas de Pós-Graduação em relação à pesquisa, à iniciação científica e à residência médica. A instituição existe há 20 anos aproximadamente e realizada tais encontros há mais de 10 anos. Porém, em 2018, está realizando pela primeira vez o programa de uma maneira unificada.”
Temas relacionados à gestão e às dificuldades que os operadores da educação privada brasileira encontram no dia a dia foram muito abordados. “A FUNADESP foi criada há 18 anos e desde então, todos os anos, sem nenhuma falha, realiza o encontro nacional de Pós-Graduação. Depois, há 15 anos, graduação e há 12, extensão. Os encontros são feitos com o auxílio de três instituições, que ajudam na organização do planejamento. A rede de Pós-Graduação, a Rede de Graduação e o Fórum de Extensão. Trabalhamos juntos e temos a satisfação de fazer novamente o encontro na Veiga.” Disse Cícero Ivan Ferreira Gontijo, superintende da FUNDADESP.
Uma das principais organizadoras do evento, a professora Nara Wata se mostrou orgulhosa e considerou um privilégio para a UVA pode sediar um encontro dessa magnitude.
“É um prazer receber a todos. A gente preparou tudo com muito carinho e é gratificante poder recebê-los, para vocês conhecerem um pouco da nossa casa, da nossa instituição, e estar no meio de um clube, com a presença da natureza. Quase não se percebe que estamos no Rio de Janeiro. O Campus é a nossa casa. O mais importante é a integração. Espero que todos saiam daqui com muito conhecimento.” Concluiu.
A avaliação do Ensino Superior está em plena fase de discussão, com sugestões de novas ideias. O Ministério de Educação publicou em junho a Portaria nº 579, que designa grupo de trabalho para rever toda a política de avaliação da Educação Superior.