Sociedade tem que colaborar e evitar o acúmulo de lixo
BOM JESUS DO GALHO – Vivemos novos tempos e palavra “lixo” ganhou novo sentido, pois é “tudo aquilo que poderia ser descartado, muitas vezes, pode retornar aos processos produtivos, ser incorporado como matérias primas, consequentemente reduzir de forma significativa as emissões de CO2 e diminuir a extração de matérias primas virgens que não poderiam ser repostas no meio ambiente”.
E a questão do lixo nas cidades, independente de seu porte, é algo que gera preocupação e faz-se
necessário levantar e discutir quais as ações que deverão ser tomadas com estes resíduos nos municípios, levantar as questões relacionadas à saúde pública e ocupacional para condução do gerenciamento destes resíduos rumo ao desenvolvimento sustentável.
E nesse assunto, o cidadão tem o seu papel a cumprir. O primeiro papel é não acumular resíduo e saber fazer a destinação correta. Para trabalhar essa questão, a Prefeitura de Bom Jesus do Galho, em parceria com a Secretaria
Municipal de Saúde, Fundação Nacional de Saúde e Departamento Municipal de Obras, realizou entre 14 e 18 de dezembro, uma ação voltada para coleta do lixo e os funcionários aproveitaram e deram dicas aos moradores, ensinando como lidar com o resíduo doméstico. Ao final do trabalho, centenas de sacolas com resíduos foram recolhidas.
Ação ainda serviu para garantir que doenças como dengue, chikungunya e Zika Vírus não se propaguem, pois o acúmulo de lixo pode propiciar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor dessas enfermidades.
LEVANTAMENTOS
Conforme dados levantados pelo Ministério da Agricultura, 69% dos resíduos são orgânicos, dos quais 14 mil toneladas ano são destinados para lixões e aterros. Do ponto de vista do Ministério, 100% deste volume poderia ser destinado a outras finalidades, como a compostagem; e as sobras desperdiçadas poderiam alimentar 19 milhões de pessoas. Dentro da cadeia produtiva o que é resíduo para um gerador, pode ser matéria-prima para outro processo, isso acontece na reciclagem da matéria orgânica ao ser incorporada no processo de compostagem, gerando adubo orgânico para uso e aplicação na agricultura, por exemplo.