Festival internacional de dança contemporânea passa por 33 cidades brasileiras e leva ao público apresentações de grupos nacionais e estrangeiros
CARATINGA — A cidade recebe no próximo dia 8 de julho uma das etapas da 23ª edição do Dança em Trânsito, o mais longevo festival internacional itinerante de dança contemporânea do Brasil. Com apresentações gratuitas e abertas ao público, a programação acontece na Praça da Estação, a partir das 18h30.
O evento integra a extensa itinerância do festival, que desde o dia 3 de julho percorre 33 cidades e distritos de norte a sul do país, reunindo companhias do Brasil, Angola, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Portugal. Até outubro, o festival promove não só espetáculos, mas também oficinas, workshops, residências artísticas e rodas de conversa.
PROGRAMAÇÃO EM CARATINGA
Local: Praça da Estação
Data: 8 de julho, segunda-feira
18h30: ZIRALDO, O MINEIRO MALUQUINHO (50 min)
Com o Grupo Tápias e convidados (Rio de Janeiro, RJ)
20h: ROTAS DELAS (15 min)
Projeto Rotas convida o grupo Elas do Surdo
(Brasil e Canadá)
SÓ (13 min)
Com Frantielly Khadija (Campo Grande, MS)
Resultado do Workshop com Criação (até 10 min)
Por Agustín Salcedo (Mar del Plata, Argentina)
UM FESTIVAL QUE ATRAVESSA FRONTEIRAS
Criado em 2002, o Dança em Trânsito busca democratizar o acesso à dança contemporânea por meio de apresentações em teatros, praças, escolas e espaços alternativos. Além das performances, o festival promove residências de intercâmbio artístico, oficinas gratuitas e ações formativas em cidades distantes dos grandes centros.
Nesta edição, participam companhias como Elelei Company e Marcat Dance (Espanha), Zemmour Ballet (Canadá), TOB Group (Coreia do Sul), além de nomes brasileiros como Renato Vieira Cia de Dança, T.F. Cia de Dança, entre outros.
O festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, além de Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.
OFICINAS E INTERCÂMBIOS
Além das apresentações, Caratinga recebe um Workshop de Criação ministrado pelo argentino Agustín Salcedo, com atividades desenvolvidas junto a bailarinos locais durante a semana que antecede o evento, culminando na apresentação pública do resultado no palco da Praça da Estação.
COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO E INCLUSÃO
O festival também promove dois importantes projetos de intercâmbio: o ROTAS DELAS, reunindo intérpretes do Brasil e Canadá junto ao grupo Elas do Surdo, e o inédito CRUZAMENTOS, com artistas da França, Brasil e África. Além disso, a iniciativa inclui rodas de conversa e o projeto de formação de professores multiplicadores, capacitando profissionais em regiões carentes de acesso à dança contemporânea.
Para mais informações e inscrições nas oficinas gratuitas, o público pode acessar o site oficial: