SANTA BÁRBARA DO LESTE – No início do mês de outubro, a Copasa registrou redução significativa do volume de água do Córrego do Peão, responsável pelo abastecimento do município Santa Bárbara do Leste.
O fornecimento de água na cidade ainda está comprometido em função do prolongamento da estiagem na bacia hidrográfica do córrego, somado ao aumento do consumo de água em virtude do forte calor e pela presença de irrigantes à montante da captação.
A Copasa deu início a manobras operacionais visando garantir o abastecimento mínimo em todas as partes da sede municipal, incluindo as partes mais altas. Segundo informações colhidas pela reportagem, o rodízio já acontece na cidade.
O DIÁRIO DE CARATINGA esteve em Santa Bárbara do Leste. É possível ver manobras feitas pela Copasa de modo a desviar água de um córrego próximo, para aumentar a vazão.
Os moradores estão apreensivos com a crise hídrica. Alunos das escolas e creches precisaram sair mais cedo, pois não havia água para a merenda. Uma moradora que preferiu não se identificar falou sobre as dificuldades enfrentadas. “Tem dias que tem água, outros não. Falta informação por parte da Copasa. Ontem (segunda-feira) não caiu água na minha casa, hoje já caiu. Com a falta d’água todos estão prejudicados”.
José Fidélis também dá a sua opinião sobre a crise hídrica enfrentada no município. “A Copasa quando assumiu isso aqui, já estava a instalação toda pronta, só colocaram o relógio. Até hoje não investiram em nada. Se tivessem feito uma represa, acredito que teria amenizado este problema. Acho que deveriam investir. Uma vez tentaram furar um poço em frente a Copasa, mas não tinha água. A falta de comunicação é tremenda, agora passados 15 dias de toda essa crise que ficamos sabendo com detalhes sobre os problemas no abastecimento. Penso que todo mundo tem que estar preparado”.
O DIÁRIO entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Copasa, em busca de informações sobre o abastecimento na cidade de Santa Bárbara do Leste. No entanto, até o fechamento desta edição não houve resposta.