10ª Feira Literária “Professor José Lacerda da Cunha”

CARATINGA – A literatura é, antes de tudo, um convite à travessia. Desde 2016, a Feira Literária “Professor José Lacerda da Cunha” tem se firmado como um espaço de encontro entre palavras, memórias e afetos. Em sua 10ª edição, o evento reafirma o compromisso de valorizar o conhecimento e a leitura, com uma proposta que une homenagem, partilha e solidariedade por meio da doação de livros. A Feira, que leva o nome do professor José Lacerda da Cunha, presta tributo a um homem que transformou a docência em vocação e a literatura em missão de vida. “É uma maneira de homenagearmos o professor José Lacerda, que foi um ícone para a cultura, a literatura e, principalmente, para a educação”, destacou Verônica Moreira, presidente da Academia Caratinguense de Letras (ACL).

A iniciativa é fruto da parceria entre a ACL, a Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC), o Movimento Amigos de Caratinga (MAC), o Lions Clube Caratinga Itaúna e o Tiro de Guerra de Caratinga. Para Ademir Ferreira, presidente do Lions Clube, a ação reforça o papel transformador da leitura. “O livro é essencial para o crescimento pessoal. Esse movimento convoca toda a população a participar, doando e compartilhando conhecimento”, afirmou. Representando a FUNEC, o diretor executivo Sanderson Dutra ressaltou a importância do envolvimento institucional. “A Fundação participa incentivando a leitura infantil e adulta. É uma honra ver o nome do professor Lacerda sendo lembrado em uma feira que valoriza o saber e o legado da educação”, afirmou.

O MAC também é parceiro da feira desde a sua primeira edição. “Nada melhor do que presentear Caratinga com livros. O melhor presente que podemos deixar para as próximas gerações é a literatura e a informação”, disse Lígia Maria dos Reis Matos. Mais do que uma celebração literária, o evento reafirma a força da coletividade e o poder da cultura como elo entre gerações. Neste ano, a 10ª Feira Literária “Professor José Lacerda da Cunha” será realizada no dia 29 de outubro, das 8h às 13h, no Coreto Ronaldinho Calazans, na Praça Cesário Alvim, em Caratinga.

Quem quiser contribuir com o projeto pode doar livros em bom estado de conservação, que serão entregues a novos leitores durante o evento. As doações podem ser feitas na UNEC TV, localizada na Avenida Moacir de Matos, 271, no centro da cidade, ou diretamente com os membros apoiadores. Como escreveu Carlos Drummond de Andrade, “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer” e a Feira Literária é, mais uma vez, o convite para que essa sede de palavras nunca se acabe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *