Caratinga tem 148 casos suspeitos de Dengue a mais em uma semana

CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga divulgou mais um boletim epidemiológico sobre a situação das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em Caratinga. Foram notificados até o último dia 25 de março, 1.138 casos suspeitos de dengue, 123 casos suspeitos de Zika Vírus e 13 casos suspeitos de Chikungunya.

No último boletim, divulgado no dia 18 de março, eram 990 casos suspeitos de dengue, 111 casos suspeitos de Zika Vírus e oito casos suspeitos de Chikungunya. Ou seja, em um intervalo de uma semana são 148 casos a mais de Dengue. As demais doenças, também avançam.

Além disso, foram notificados dois casos suspeitos de morte por Dengue Grave e aguarda-se confirmação sorológica pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Após a 7ª Semana Epidemiológica houve um aumento no número de notificações, sendo que, na 9ª e 10ª semana houve um pico de casos notificados. No mês de Janeiro foram notificados 72 casos, em fevereiro 406 e, neste mês de março, considerando como base o último dia 25, 660 casos suspeitos de dengue, sendo que nas próximas semanas há uma probabilidade de redução do número de casos suspeitos notificados no município.

As cinco localidades que apresentam um maior número de casos notificados são os bairros: Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, Esplanada, Esperança e Santa Zita, que totalizam 65% dos casos suspeitos de dengue notificados em Caratinga.

Pela elevação do número de casos notificados por dengue superando a frequência esperada de ocorrência em um determinado local e em um espaço de tempo, o município de Caratinga está classificado em uma epidemia de Dengue, por isso, os profissionais de Saúde devem ficar atentos aos sinais e sintomas das doenças, realizarem as notificações e encaminhar o paciente para a coleta sorológica no Departamento de Epidemiologia e Estatística.

 

 

Registro de Casos Suspeitos de Dengue Notificados em Caratinga

Bairros/Distritos Total
Santa Cruz 234
Nossa Sra. Aparecida 159
Esplanada 121
Esperança 115
Santa Zita 115
Das Graças 68
Limoeiro 64
Anápolis 55
Zacarias 48
Centro 42
Salatiel 39
Santo Antônio 33
Santa Luzia 12
Bom Pastor 09
São Cândido 08
Sapucaia 06
Patrocínio 04
Cordeiro de Minas 02
Dom Modesto 02
Dom Lara 01
Santo Antônio do Manhuaçu 01
                   Total 1.138

 

 

Registro de Casos Suspeitos de Zika Vírus Notificados em Caratinga

Bairros/Distritos Total
Nossa Sra. Aparecida 36
Esperança 23
Santa Zita 19
Santa Cruz 13
Das Graças 08
Esplanada 06
Anápolis 04
Salatiel 04
Centro 03
Limoeiro 03
Santo Antônio 02
Zacarias 02
Total 123

 

BOX:

 

Registro de Casos Suspeitos de Chikungunya Notificados em Caratinga

Bairros/Distritos Total
Santa Zita 04
Esperança 02
Anápolis 02
Esplanada 02
Centro 01
Salatiel 01
Bom Pastor 01
Total 13