No domingo (8), Caratinga terá uma caminhada contra o aborto. O evento iniciará com concentração às 15h, na Igreja da Conceição e caminhada até a Catedral, em seguida, a missa.
O movimento está sendo organizado por Renato Alves da Silveira, missionário católico fundador da Comunidade de Aliança Carismática Shemá Avivamento.
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar no dia 22 de setembro, a ação que tenta descriminalizar o aborto feito por mulheres com até 12 semanas de gestação. Renato destaca que o movimento teve início a partir desta questão. “Paz e brisa suave. Salve Maria Santíssima e viva Cristo Rei. Mais uma vez um lobby abortista ideológico muito forte tenta aprovar o aborto no Brasil. Nunca prosperaram essa ideologia no poder legislativo, tentam dessa vez usando o poder judiciário via ADPF 442 do STF. E já está em votação a aprovação desse assassinato em série de crianças indefesas ainda no ventre de suas mães. O que muitos ainda não sabem é o significado dessa ADPF 442. A justificativa para essa ADPF é a alteração do conceito de “pessoa”. Existe um tratado internacional chamado “Pacto de São José da Costa Rica”, assinado por vários países da América, inclusive pelo Brasil, que diz: “todo ser humano é pessoa””.
Ele segue destacando a Convenção Americana sobre Direitos Humanos. “No Artigo 4 do Direito à vida, afirma: “Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente. Logo, todo ser humano são “pessoas”, e, portanto, dotadas de direitos humanos, como o direito à vida desde sua concepção, dentre outros”.
Renato Alves enfatiza que isso inclui o “bebê no ventre de sua mãe. Ele é um ser humano, com DNA próprio, com uma alma própria, com um corpo biológico próprio. O lobby abortista não consegue mais evitar que todos saibam que um novo ser no ventre materno é um ser humano, uma pessoa. Então resolveram mudar juridicamente o conceito de “pessoa”, excluindo bebês não nascidos desse conceito. Isso é terrível”.
O missionário católico segue defendendo seu posicionamento. “O ministro do STF Luiz Roberto Barroso, em um livro de sua autoria, propõe um novo conceito de “pessoa” baseado em três critérios: valor intrínseco: Para ser pessoa é necessário ser um “ser humano”. Aqui ele tá certo, mas coloca outros dois critérios. Autonomia ou projeto de vida: é necessário que haja possibilidade de autodeterminação e possibilidade de perseguir seus interesses. E valor comunitário: É necessário que tenha valor para a comunidade”.
Renato Alves também fala a respeito dos critérios e suas interpretações, caso haja a descriminalização do aborto. “São exigências cruéis aos bebês no ventre de suas mães e mesmo depois de nascidos, pois não possuem autonomia, e abrirá precedente para assassinar crianças com deficiência, autistas, pessoas adultas que se acidentaram e perderam sua autonomia, pessoas em coma, idosos com demência ou qualquer debilidade. E quem determinará o tal “valor comunitário”? Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, Barroso será o novo presidente do STF e poderá implantar essa tese em relação ao aborto. Nós católicos não podemos aceitar essa agressão ao direito à vida de todos que foram gerados biologicamente no ventre materno como um projeto de Deus”.
Ele enfatiza o convite para a III Caminha de Fé contra o aborto. “Vamos à luta. Será dia 8 de outubro de 2023. Já reserve essa data e vamos divulgar com todo ânimo para salvar vidas. É o dia do nascituro. Teremos a concentração na Igreja Nossa Senhora da Conceição, a partir de 15h, onde rezaremos um terço de Nossa Senhora contemplando os mistérios gozosos. Caminharemos até a Catedral de São João Batista, com faixas, cartazes, músicas católicas que promovam a vida desde a sua concepção. E encerraremos com a missa na catedral, às 18 h, a ser presidida pelo padre Moacyr. Nesse momento preciso que você me ajude a divulgar na sua pastoral, no seu Grupo de Oração, de jovens, no seu ministério, na sua família, com seus amigos, nas missas desse final de semana, redes sociais e onde mais você tiver um alcance. Eu e as crianças inocentes ainda não nascidas, contamos com sua valiosa ajuda nessa luta pró-vida, aborto não”, finaliza.
PIEDADE DE CARATINGA
Em Piedade de Caratinga, a “Marcha da família – 2023”, acontecerá na praça principal no dia 12 de outubro, a partir das 8h30. Como pautas, “Não ao Aborto” e “Não a legalização das drogas”.